O Vitello Tonnato, ou Vitel Tonnè, é um anti pasto típico em todo norte italiano, principalmente no Piemonte. A receita original é feita à base de carne de vitelo e o molho, o tonnato, com maionese, ovos crus, atum, anchovas, alcaparra e azeite processados crus.
Aposto que alguns desses ingredientes fizeram uma parte dos leitores ficar meio desconcertados... Mas acreditem fica muito bom. Já fiz a receita original e já tive também o prazer de experimentar a iguaria em uma trattoria típica.
Mas hoje estou propondo uma outra versão, mais simples e abrasileirada. Sem nenhuma pretensão em dizer que é melhor ou pior, apenas mais simples e com alguns ingredientes um pouco mais usuais. Mas volto a dizer se puderem experimentem a receita original...
INGREDIENTES:
- 01 peça de lagarto (aproximadamente 1,5 kg)
- 300 g de bacon em cubos
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 02 cebolas grandes picadas
- 02 dentes de alho picados
- 350 ml de cerveja
- 02 folhas de louro
- 02 ramos de alecrim
- Azeite quanto baste
- Água quente quanto baste.
Para o molho:
- ½ xícara (chá) de salsinha picada para enfeitar
- 02 xícaras (chá) de creme de leite
- 01 pitada de noz moscada
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 50 g de manteiga
- 01 colher de sopa de mostarda de Dijon
- 01 colher de sopa de azeite
PREPARO:
Faça furos longitudinais no lagarto e coloque nestes furos os pedaços de bacon. Tempere a carne com o sal e a pimenta-do-reino. Em um vasilhame faça uma cama com a cebola, o alho, o louro e alecrim. Coloque a peça de lagarto e a seguir a cerveja. Deixe marinar por oito horas no refrigerador. Vire na metade do tempo para que toda a peça absorva os sabores.
Assim que a peça já esteja marinada, aqueça uma panela com um fio de azeite e sele todos os lados do lagarto, a seguir adicione o líquido da marinada e inicie o cozimento. Complete com água quente, tampe a panela e cozinhe até que a carne fique macia. Completando sempre que necessário com água. Este processo é lento e gradual. Pode ser feito também na panela de pressão.
Assim que a carne estiver cozida a retire e leve novamente para descansar sobre refrigeração, por 24 horas... Não esmoreçam!!! O sabor compensa!!!
Retire então a peça da refrigeração e a fatie finamente. Reserve.
Coloque em uma panela aquecida a manteiga e um fio de azeite. A seguir o creme de leite, a noz moscada e a mostarda, mexa bem e deixe levantar fervura. Experimente e se necessário corrija o sal e a pimenta.
Despeje o molho sobre as fatias do lagarto, salpique a cebolinha e sirva a seguir.
Servi com uma cerveja italiana, a Birra Moretti, uma cerveja do tipo lager, premium, que recentemente experimentei. Uma tradicional cerveja italiana, de cor dourada e sabor encorpado, que contrastou bem com o lagarto e o molho de mostarda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.