Como bom mineiro que sou, não fujo à regra. Conheci uma receita em um desses sacros ambientes e pedi autorização para tentar copiar e publicar. De uma forma bem mineira, o autor da receita e dono do estabelecimento riu do jeito que só o mineiro sabe e me mandou "deixá de bestagem", afinal quem quer comer carne cozida e mandioca... E ainda me proibiu de falar o nome dele, porque, segundo o mesmo, o irmão dele, dono de outro estabelecimento, faz uma "carninha com mandioca" muito melhor...
INGREDIENTES ( para seis pessoas)
- Uma peça com cerca de 01 kg de contra-filé;
- 200 g de bacon defumado cortados em cubos;
- 01 kg de mandioca;
- 02 cebolas grandes;
- 04 dentes de alho;
- 02 folhas de louro;
- 01 colher de sopa de amido de milho;
- 100 g de manteiga em cubos;
- Azeite quanto baste;
- 500 ml de cerveja;
- 1,5 l de caldo de carne aquecido (pode ser caldo de carne mesmo, ou 01 tablete de caldo de carne diluído em 1,5l de água fervente);
- Sal e pimenta do reino a gosto;
- 01 colher de chá de curry;
- Manteiga de garrafa a gosto.
O preparo deve começar na dia anterior. Faça furos na peça de contra-filé e introduza os pedaços de bacon. Tempere todos os lados da peça com sal e pimenta do reino a gosto. Em um vasilhame, faça uma cama com a cebola cortada grosseiramente, com o alho picado e as folhas de louro.
Coloque a peça por cima desta "cama", despeje a cerveja e a colher de curry e leve para marinar sobre refrigeração, coberta por um filme plástico de PVC ou com um pano, por pelo menos seis horas. Lembre-se de virar a peça na metade do tempo, para que ela toda absorva o tempero.
Após retirar a peça da marinada, aqueça uma panela com um fio de azeite e metade da manteiga em cubos. Sele todos os lados da peça e a seguir despeje o restante do conteúdo da marinada. Deixe levantar fervura.
A partir daí, sempre que o líquido reduzir, vá adicionando o caldo de carne. É importante virar periodicamente a peça. Esse procedimento, dependendo do seu fogo, pode durar até duas horas. Mas sem desânimo, o resultado compensa...
Assim que a peça estiver cozida, a retire e deixe esfriar para que facilite o corte e o fatiamento. A carne poderá ser servida em temperatura ambiente, ou como neste caso aquecida pelo molho.
Enquanto a carne é preparada, aqueça quantidade suficiente de água salgada para cozinhar a mandioca. A Manteiga de garrafa deve ser aquecida e despejada agosto por sobre a mandioca cortada.
O líquido que sobrar do cozimento da carne deverá ser coado dos resíduos grosseiros para a confecção do molho. Dilua o amido de milho em um copo de água e, em outra panela, aqueça o restante da manteiga e o adicione, mexendo bem até assumir uma consistência cremosa. A seguir adicione o caldo coado. Misture bem, deixe levantar fervura e reduzir em cerca de 1/3 de seu volume. Corrija o sal se necessário.
Como lhes disse, optei por servir a carne aquecida pelo molho.
Como era um dia de comida de buteco, a opção foi por cerveja. No caso, foram várias, de diversos tipos, marcas e nacionalidades...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.