quinta-feira, 27 de março de 2014

THE DADDY'S BURGER

O fast-food tem sido execrado ultimamente.
Não é por menos, a cultura do fast-food, ou  “comida rápida”, refere-se às refeições preparadas e servidas de forma rápida.  " ... É associado também ao estilo de vida urbano, à praticidade, ao stress, à correria do dia-a-dia e à constante noção de falta de tempo. De acordo com o site até mesmo na Grécia ou na Roma antiga havia o consumo tipos mais práticos de comida nas ruas para as pessoas que estavam longe de casa por algum motivo. Nos Estados Unidos, a cultura do fast food foi criada pela rede McDonald’s, a primeira a implantar o sistema de linha de montagem em um restaurante. Logo após a abertura da rede de restaurantes dos irmãos McDonald’s, em 1948, várias outras redes, como Burger King e Taco Bell lançaram-se ao mercado.
A pesquisa da Gallup aponta que 76% das pessoas nos EUA acham que a comida servida em restaurantes fast food “não é muito boa” ou “não é nada boa” em termos de saúde. Mesmo assim, o fast food continua sendo parte da rotina alimentar da maioria dos americanos. O baixo custo, o sabor e a conveniência acabam superando a questão nutritiva. E mesmo para os que têm melhores condições financeiras, é difícil largar esse hábito, que já faz parte da cultura do país." (A cultura do fast-food: os ricos gostam mais)
Mas como tudo na vida, existe o lado bom. O problema do fast-food não é a comida em si, mas sim sua utilização... O hamburguer, preparo chefe do fast-food, pode ser bom e também nutritivo, feito de uma forma caseira e utilizando-se de produtos frescos.

Das diversas receitas disponíveis, segue uma versão que fiz. O lúdico dessa receita é que você pode modificá-la o quanto quiser. A seguir, o famoso Daddy's Burger!!! Pelo menos famoso para minhas filhas...

INGREDIENTES ( do hamburguer, para seis a oito pessoas):
  • 500g de patinho moído duas vezes
  • 500g de lombo suíno cortado em cubos
  • 01 cebola roxa picada
  • 02 dentes de alho
  • ½ colher de chá de sementes de cominho
  • 01 ramo de alecrim
  • Azeite quanto baste
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 01 colher de sobremesa de mostarda de Dijon
PREPARO:

O melhor é utilizar o processador, caso não possua, use o liquidificador ou até mesmo a ponta da faca, misture as carnes, coma a cebola, o alho, as folhas de alecrim, a mostarda de Dijon, as sementes de cominho e processe, adicionando lentamente o azeite. Salpique com sal e pimenta do reino a gosto.
Experimente. O steak tartar, receita francesa típica, é quase isso... 

Divida o bolo formado em duas partes, e cada uma dessas em quatro "bolos" de tamanho semelhante. Aperte seu centro formando um disco, com cerca de três a quatro centímetros de altura. 

Aqueça uma frigideira e disponha os discos de carne, regue-os com um pouco mais de azeite para facilitar sua cocção. Assim que o lado em contado com a frigideira assumir uma coloração caramelizada, vire o hamburguer e deixe o outro caramelizar também. O ideal é que a superfície fique bem corada e o centro ao ponto.
Monte então o seu hamburguer... Sugiro tostar levemente o pão para que ele fique levemente crocante. Utilizei como acompanhamento uma maionese caseira (passo a receita depois...), cebolas caramelizadas, alface e tomate. Queijo, batatas, ketchup, mostarda, ou outros acompanhamentos... Utilize sua imaginação e paladar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.