Achei a receita fantástica, mas resolvi experimentar uma modificação, incorporar a mousse, no caso um pouco mais diluída, a um risoto (sempre um risoto...).
INGREDIENTES (para seis pessoas):
Para o risoto:
- 500 g de arroz arbóreo;
- 01 lata de tomate pelado;
- 01 xícara de chá de vinho branco;
- 01 cebola grande picada;
- 01 talo de salsão picado;
- 02 dentes de alho picados;
- 100 g de manteiga
- 02 l de caldo de legumes;
- Azeite quanto baste;
- Sal e pimenta do reino negra a gosto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhC0lEm1hBwbxlUecZrEZ5Aw-Dm7ON9X0BkIMfX_ziPBJvW2HMSuOIVBQfJV9mEe5Za6pEG2MWI3GgdyS322hnXoWAsWuAHXuQLfplXusgsPmC7pIpzuwXtg0HAG7aQASgYjJWzwLi7oSM/s200/blogger-image--1891720596.jpg)
- 400 g de camarão
- 200 ml de creme de leite fresco
- 02 Ovos
- Salsinha picada a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Páprica a gosto
- Azeite quanto baste
Refogue o camarão temperado com sal, pimenta do reino e um fio de azeite e reserve. Reserve alguns camarões inteiros para a decoração dos pratos. No processador ou no liquidificador, bata o camarão e os dois ovos. Transfira para uma vasilha o conteúdo processado e o tempere com a páprica acrescentando aos poucos o creme de leite fresco gelado, mexendo para que ele seja incorporado e a mistura fique aerada, com uma textura de um creme leve e pouco espesso. Reserve.
Aqueça uma panela em fogo alto adicione um fio de azeite e metade da manteiga. Refogue a cebola, o alho, o salsão e depois adicione a lata de tomate
pelado. Coloque então o arroz, mexa e o deixe fritar até que que ele adquira uma
coloração translúcida. Adicione o vinho e espere
evaporar, mexendo levemente. Comece então a adicionar o caldo aos poucos, mexendo sem parar, por aproximadamente 25 minutos, até que o arroz esteja al dente.
Finalizado com salsa picada, um pouco mais de pimenta de cheiro um bom fio de azeite e os camarões reservados apenas par decorar.
A mousseline, ou seja o creme utilizado para a finalização do risoto, por utilizar como base os mesmos ingredientes que as demais mousses, leite, clara de ovos e creme de leite, tem como segredo e diferencial a técnica de bater bem para torná-la ainda mais leve e suave.
Pessoalmente eu gostei da utilização da textura dela para finalizar o risoto. Agora vou tentar usá-la como creme em uma massa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.