![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTdD_RRprU1zNb228ZNKp5kat2B51kCfxXQ0nsHVXyTrguhBPZ6nh3fALWc2HfuqGt05FebSpdEAJ-oerq8kYSClsfLgugMlZnbj6koBNw1TBfEdEEgzPoqnWYRrS2UKncmvdRGJCoy30/s320/blogger-image--217058295.jpg)
O Badejo em questão, é da família Serranidae, parente da Garoupa e do Cherne. É um dos peixes mais nobres, de grande envergadura variando entre 5 e 30 kg, de filés pedaçudos e de carne densa... Sua carne é muito apreciada na alta gastronomia, especialmente no preparo de grelhados, assados e moquecas. É um dos peixes mais apreciados no preparo da autêntica moqueca capixaba..."
De sabor suave fiz uma preparação do abadejo frito em uma mistura de farinha de trigo e amêndoas, o Abadejo Crispy!!!
INGREDIENTES:
- 600 g de filé de abadejo
- Sal e pimenta do reino branca a gosto
- Sementes de coentro trituradas a gosto
- Suco de 01 limão siciliano
- Azeite quanto baste
- Farinha de trigo quanto baste
- 50 g de amêndoas trituradas
- Óleo de canola quanto baste
PREPARO:
Tempere todos os lados filés com sal, pimenta do reino branca e o coentro. Disponha-os em um vasilhame e regue com um bom fio de azeite e com o suco do limão siciliano, deixando descansar por cerca de 30 minutos para que os sabores se agreguem.
Triture bem as amêndoas no processador ou liquidificador e as misture com a farinha de trigo. Retire os filés da marinada e os empane, um a um, na mistura de farinha de trigo com as amêndoas. Aqueça uma frigideira com uma quantidade suficiente óleo de canola, para que possa cobrir parcialmente os filés, quando o óleo estiver bem quente frite os filés. Retire-os e deixe absorver o excesso de óleo em papel toalha.
Eles foram servidos acompanhados com um purê de batatas e com aspargos frescos puxados na manteiga, com um bom fio de azeite e um mix de ervas picadas. Minha opção de harmonização foi com uma grata surpresa, o Penedo Borges, Chardonnay 2010 da região de Mendonza.
De cor amarelo-palha e alguns reflexos verdes de média intensidade, com aromas frutados, levemente cítricos. Equilibrado, seco e de corpo leve, devendo ser bebido bem gelado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.