![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgvYY2oJ5wrNbYUaXBxZI_Betpc7S7x5usK6yvy72MX2j-9uClBBJ_NAuatOjTTlEsnIvnL-gylQGdJOvmsAOZNkiewXnBIdIU8gsBhMcliMNF5Ig-7X7pZu6SDUdbahqrCKHFpmTXbB3M/s320/foto-8JPG.jpg)
Anchovas e brócolis... Combinação improvável? dois ingredientes cujo sabor, textura e coloração sempre me agradaram. Capim limão e passas para finalizar.
INGREDIENTES:
- 01 CABEÇA DE BRÓCOLIS
- 05 UNIDADES DE ANCHOVAS
- AZEITE QUANTO BASTE
- SAL E PIMENTA DO REINO ESCURA A GOSTO
- 400 G DE PENNE GRANO DURO
- 100 G DE QUEIJO PARMESÃO
- PASSAS QUANTO BASTE
- CAPIM LIMÃO QUANTO BASTE
- DOIS DENTES DE ALHO
- PIMENTA MALAGUETA SECA
- 01 COLHER DE SOPA DE MANTEIGA
PREPARO:
Separei o talo do brócolis de suas florese o coloquei junto das anchovas, dos dentes de alho, da pimenta seca e de uma quantidade generosa de azeite em um processador e os processei. Transferi este conteúdo para uma frigideira pré-aquecida, adicionei uma xícara de água fervente e coloquei para cozinhar junto a um pedaço do parmesão. Utilizei a casca do queijo que possui sabor forte e característico. O conjunto foi cozido por cerca de quinze minutos até que o líquido praticamente secasse. Retirei neste momento a casca do parmesão. Não utilizei sal uma vez que tanto as anchovas e o parmesão são naturalmente salgados, mas neste ponto deve-se corrigir o sal e a pimenta do reino caso necessários, mas cuidado...
Concomitante a este passo coloquei a massa para cozinhar junto com as flores do brócolis, até que a massa estivesse em consistência al dente.
Coloquei a massa e as flores do brócolis na frigideira com os talos processados e cozidos junto às anchovas, salteei-os com uma colher de manteiga e montei os pratos salpicando com queijo ralado e adicionando uma folha de capim limão e um punhado de passas, que suavizaram a força do prato lhe dando uma característica refrescante.
Servi quatro pessoas. Esta receita foi baseada em uma preparação do chef inglês Jamie Oliver, apresentada em programa semanal e o que mais me chamou atenção foi seu tempo de preparo, em cerca de 30 minutos ela estava pronta. Creio que na velocidade que nosso mundo anda, não vejo problemas e até incentivo quem pode fazer receitas rápidas e de fácil execução...
Massa de sabor forte harmonizei com um chianti, sedoso, com lembranças de frutas maduras que para o meu paladar, realçou a força da pasta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.