![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgwIoMG_Nh7_vho0NTUeYG2itIFTe81sKvCVzV8kNoBtso-4OSml3bvpEJ6CVdg0nioWIhO6tUFh2SgYgPO87m83GFXuTpbCrTbC0SZjhm59JCqHhvrOqOYtAX7TiJCEa8fcwLeRszz2Ao/s320/blogger-image-1127091653.jpg)
Segundo o poeta e jornalista brasileiro Mário Quintana (1906-1994), "
Viajar é mudar a roupa da alma." Afirmação que compartilho com o poeta, mesmo porque discutir com poetas não é de bom alvitre.
Pena que hoje viajo muito menos do que gostaria.
Mesmo assim existem destinos que estão no meu rol de desejos e que com certeza me esforçarei para conhecer. Um deles é a Toscana...
A Toscana é uma região da Itália central com cuja capital é Florença, só por isso já é motivo suficiente para conhecer. Como se não bastasse, a Toscana é o berço da uva Sangiovese que é a base dos maravilhosos Brunello e Chianti, melhores vinhos italianos que já tomei...
Elegante e tradicional, a comida típica da Toscana é um convite aos pequenos prazeres gastronômicos. Considerada por muitos como o esteio da cozinha italiana, a cozinha Toscana é recheada de pratos típicos feitos com produtos frescos da região. O azeite de oliva, os tomates, as favas, os presuntos e salames são destaques dessa culinária de inspiração camponesa. Muitos das preparações são uma alusão à “Cucina Povera”, ou cozinha pobre, época em que tudo devia ser feito com muita inteligência e imaginação.
A preparação mais conhecida é a bisteca alla Fiorentina, um grande e macio filé grelhado, que pode ser servido com azeite e limão fresco, sempre mal passado, claro... Em geral, é acompanhado de feijão branco temperado com azeite de oliva. Mas cada cidade e província tem suas próprias especialidades.
Recentemente um amigo retornou de uma incursão bucólica à Cortona, cidade Toscana tradicional, ainda com ares feudais. Lá ele ficou hospedado na casa de um morador, comendo e bebendo como os nativos por sete dias. O que para mim isso deve ter sido um sonho. Lá seu senhorio, um admirador do Brasil, fez uma pasta para seus convidados. Essa é a receita que hoje tento repetir. Obviamente que os ingredientes precisaram ser adaptados à nossa realidade tupiniquim.
Mas valeu a pena e aumentou a vontade de conhecer a Toscana: "Pasta Alla Toscana"...
INGREDIENTES (para seis pessoas):
- 500 g de fettuccine grano duro
- 300 g de linguiça toscana
- 200 g de linguiça de porco defumada
- 100 g de bacon
- 01 cebola grande picada
- 02 dentes de alho picados
- 01 lata de tomate pelado
- Azeite quanto baste
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Salsa e manjericão secos
PREPARO:
Em uma panela com quantidade suficiente de água salgada, cozinhe a massa até que fique al dente. Reserve junto com um pouco da água do cozimento.
Em uma frigideira aquecida com a manteiga, refogue o alho e a cebola. A seguir frite o bacon e a linguiça defumada. Retire a pele da linguiça toscana e coloque seu conteúdo junto das outras carnes. Frite. Coloque então o tomate pelado picado e a mesma quantidade de água. Misture bem, adicione as ervas secas, deixe levantar fervura e corrija o sal e a pimenta.
Adicione a massa, misturando bem para que a massa absorva os sabores. Sirva a seguir, salpicado com as ervas ou com queijo e regados por um bom fio de azeite. Harmonizado, claro, com um Chianti...
Ingredientes simples mas com pequenos e complexos prazeres gastronômicos...