quinta-feira, 8 de março de 2012

TORNEDOR AO CHIMICHURRI


O chimichurri é um molho à base de salsinha, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moída, pimentão, louro, pimenta do reino negra, mostarda em pó, salsão, vinagre e azeite de oliva para preparar churrasco ou acompanhar outras comidas.

O molho é tradicional na Argentina e no Uruguai, usado principalmente para fazer churrascos.
Pode ser usado tanto para deixar a carne marinando, como para temperá-la enquanto está sendo assada ou mesmo depois de pronta.

Sobre seus ingredientes, pode haver muitas variações, desde acrescentar ou substituir a salsinha por coentro, acrescentar orégano ou mesmo alfavaca ou manjericão, até acrescentar ou substituir o vinagre por suco de limão. É comum acrescentar alguma pimenta. A mais usual é a pimenta calabresa ou outra semelhante, mas pode ser páprica picante ou mesmo pimenta do reino.

Quando se usa o tempero para marinar a carne , recomenda-se não deixar a carne mais de duas horas, caso contrário o sabor do molho se sobrepõe ao sabor da carne.

A origem de seu nome é controversa e nas várias versões prevalece a tradição oral, de difícil verificação. Alguns indicam sua origem em imigrantes ingleses ou prisioneiros decorrentes da invasão inglesa que deram início ao nome, dizendo "give me the curry" (dá-me o molho) ou adicionando o "tche" :"tche my curry" (tche meu molho). Outra possibilidade é a versão que dá sua origem na palavra basca tximitxurri , que significa mistura.

Independente da origem de seu nome, seu sabor sempre me impressionou... Pode-se até fazer o molho, mas sugiro que se compre seus ingredientes já processados em lojas e empórios especializados. Em Belo Horizonte, Minas Gerais, minha cidade natal, tenho sorte de contar com um dos mais tradicionais mercados, o Mercado Central. Local onde compro os ingredientes já misturados e processados e eu apenas acrescento azeite...

INGREDIENTES (para quatro pessoas):

  • 500 g de filé mignon cortados em tornedor;
  • 100 g de batatas;
  • Chimichurri quanto baste;
  • Sal e pimenta do reino negra e branca quanto baste;
  • Azeite quanto baste.

PREPARO:

Temperei os filés cortados a tornedor com um mix de sal, pimenta do reino escura e branca. Aqueci frigideira em forno alto com fio de azeite, e selei os filés. Reserve.

Em tempo: estou em uma fase prática da minha vida... Você pode comprar a peça inteira de filé, limpá-lo e cortá-lo ao tornedor. É até gratificante... Quem nunca fez, deve tentar alguma vez na vida, mas em nome da simplicidade e praticidade, sugiro que você já compre o filé cortado.

Corte as batatas em cubos pequenos, com a casca, e as tempere com sal e pimenta do reino escura a gosto. Coloquei-as em uma assadeira com o fundo coberto por fina camada de azeite, e uma colher de manteiga, alternando-as com os cortes do filé.

Levei ao forno médio pré-aquecido, recoberto por uma folha de papel alumínio, por cerca de 15 minutos e depois mais cerca de cinco minutos sem ele.

Montei o prato com filé e as batatas, finalizando o filé com a colocação do molho chimichurri (duas colheres de sobremesa, em uma molheira com quantidade de azeite suficiente para cobri-las, e algumas gotas de limão siciliano) e ervas para decorar.

Como complemento utilizei um risoto bianco que eu já tinha preparado, finalizado com pimenta rosa e tomates italianos.

Em breve falaremos dos risotos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.