quinta-feira, 8 de março de 2012

RISOTO DE CAMARÃO COM MOLHO DE CHAMPAGNE


Os risotos são, sem dúvida, minha preparação de preferência. Aparentemente simples de fazer devem ser c cuidados como um obra de arte que aos poucos é criada e amadurece até seu grande final.

Apreciado e conhecido internacionalmente, úmido e cremoso é uma preparação típica da cozinha do norte da Itália. Em italiano, o termo Risotto é um diminutivo e significa ‘arrozinho”.

O risotto ou simplesmente risoto, nasceu em Milão, e conta a lenda que foi durante uma festa de casamento em 1574.

O conhecido Risotto alla Milanese foi inventado pela mão do mestre Valério di Fiandra, responsável pela criação dos vitrais da Catedral de Milão. O artista era conhecido tanto por suas belíssimas obras de arte, quanto pelo seu bom gosto na gastronomia italiana.

Quando sua filha, apaixonada pelo filho do proprietário da taberna muito frequentada por ele na época, resolveu se casar com o rapaz, em Setembro de 1574, Valério di Fiandra ofereceu aos convidados um de seus pratos prediletos, um delicioso risoto. Porém, na hora em que estava preparando a iguaria, o artista deixou cair um pedaço de açafrão dentro da panela.

A lenda conta que essa atitude foi uma demonstração de ciúmes pela filha estar se casando. O resultado dessa mistura acidental foi apreciado por todos os convidados, nascia então o Risotto alla Milanese, o mais tradicional e conhecido de todos os risotos.

Acredite se quiser...

Segue uma de minhas criações, o risoto de camarão com molho de champagne!

INGREDIENTES:
  • 250g de arroz arbório;
  • 200g de camarões frescos limpos sem cabeça;
  • 150ml de CHAMPAGNE, pode ser espumante, vinho branco seco ou prosseco;
  • 300 ml de creme de leite fresco;
  • 100g de alho-poró;
  • Duas cebolas pequenas;
  • Dois dentes de alho;
  • 60g de grana padano ou parmesão;
  • Azeite quanto baste;
  • Duas colheres de sopa de manteiga;
  • Sal e pimenta-do-reino (a gosto);
  • 500ml de caldo de legumes ou de peixe.

PREPARO:

Corte o alho-poró em tiras, uma cebola e o alho em fatias bem finas e frite-os em uma panela pré-aquecida com um fio de azeite e uma colher de manteiga. Quando estiverem dourados adicione a champagne e o creme de leite, até levantar fervura e formar um creme. Passe-o por uma peneira fina e reserve.

Aqueça o caldo de legumes ou de peixe e deixe reservado. Em outra panela adicione a outra cebola com um fio de azeite a outra colher de manteiga e refogue até ficar ligeiramente transparente e adicione o arroz arbório. Refogue o arroz por alguns segundos em fogo médio/alto, tomando cuidado e mantendo-se vigilante para que o arroz não escureça. Agora adicione o caldo de legumes e deixe cozinhar.

Em outra panela frite rapidamente os camarões e reserve. Quanto o risoto estiver cozido al dente, adicione os camarões, e molho de champagne preparado previamente e o queijo picado grosseiramente, abaixe o fogo e deixe que termine o cozimento, até que ele fique úmido e cremoso.

Transferi a preparação para uma vasilha para ser servida e finalizei os pratos individualmente com cebolinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.