quarta-feira, 4 de abril de 2012

CEVICHE




A origem do ceviche é disputada entre o Peru e o Equador. Como os dois países têm uma grande variedade de peixes e frutos do mar, é possível que seja uma herança da cultura Inca, antigos habitantes da região.

Uma primeira versão do Ceviche é registrada como sendo de cerca de 2000 A.C. entre o povo Mochica do litoral norte do Peru, onde o peixe era marinado em suco de tumbo (similar ao maracujá).

Os Incas faziam algo similar usando “chincha”, bebida fermentada de milho. Ainda em tempos pré-colombianos foi acrescentada a pimenta "aji", muito picante, hoje obrigatória nesse prato. O limão só veio a ser usado a partir do século XVI quando chegaram os espanhóis, sendo hoje
indispensável nas receitas

Embora presente em toda a América do Sul andina, somente os peruanos transformaram o Ceviche em orgulho nacional, sendo parte do Patrimônio Cultural do País e tendo uma data comemorativa - 28 de julho, véspera do dia de São Pedro. Há, somente em Lima, mais de 2000 restaurantes especializados, as "cevicherías".

O ceviche é feito de peixe ou frutos do mar marinado em sucos ácidos de frutas como o limão, o que acaba “cozinhando” o peixe e deixando-o com a carne firme e opaca. Pode ser servido como entrada ou prato principal.

Segue a minha versão.

INGREDIENTES:

500 g de pescada branca
40 ml de suco de limão
1 pimenta tipo chili
20 g de pimentão amarelo em cubos pequenos
20 g de pimentão vermelho em cubos pequenos
20 g de ciboullete finamente picada
10 g de coentro finamente picado
1/2 unidade de cebola roxa picada
Sal e pimenta do reino a gosto

PREPARO:

Corte o peixe em pequenos cubos, misture com demais ingredientes, igualmente picados e os tempere sal e pimenta do reino a gosto. Cubra-os com o suco de limão e deixe descansar (marinar) na geladeira.

Aqui vai uma consideração. Já vi e experimentei ceviches que marinaram por oito minutos e até por oito horas... Eu prefiro que ele fique cozinhando por no mínimo duas horas.
O líquido que se desprenderá é conhecido como "Leche de Tigre". Em alguns lugares é misturado
com bebidas alcóolicas, no Peru utiliza-se o Pisco, bebida típica de região.
Sugiro que ele não seja desprezado, e ao servir o ceviche, um pouco de sua quantidade deva ser incorporada ao prato.

Pode se usar quaisquer peixes brancos, como o robalo e o linguado. Se for usar camarão, cozinhe-o rapidamente em água fervente por 30 segundos e em seguida coloque-o em uma tigela de água com gelo para cortar o cozimento e tempere normalmente.
Experimente outros sabores para o seu ceviche: salsinha, pimenta rosa, azeite, tomate, suco de laranja, vinagre de maçã, manjericão fresco, dill (endro), erva doce...
Seja criativo e bom apetite!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.