segunda-feira, 6 de agosto de 2012

LAPIN RÔTI PETITS PLAISIRS

A Cuisine du terroir, uma das teóricas subdivisões da gastronomia francesa trata das especialidades regionais, dando  ênfase a produtos locais e em sua tradição.  Cada região tem sua marca e a diversidade resultante fazem da França uma miríade de sabores e prazeres.


Cada região oferecerá sua especialidade, sua cozinha caseira ou vanguardista, ligeira ou muito tradicional. Em qualquer região, a França tem muito para oferecer.

No Norte da França  sabe-se apreciar os méritos de uma mesa generosa que oferece uma grande variedade de pratos ricos e saborosos. Sua cozinha oferece numerosas sopas como a sopa de pescada do "Touquet". Como entradas temos o "Potjevleesch" (terrina de cerdo, coelho e frango), a "flamiche aux maroilles" (torta de alho francês) ou "l'andouille" (codorna). Entre os pratos principais encontram-se o coelho com ameixas, o "hochepot" (sopa de novilho, de cordeiro, de toucinho e de verduras), a "ficelle" picarda (crepe de fiambre com molho "bechamel" e cogumelos). Desta região vem  o hábito de preparar os coelhos, que invadiu o restante do país.

Não pretendo seguir uma ordem e falar sobre as diversas regiões... Sou meio indisciplinado! Quero apenas introduzir a tradição do prato que a seguir apresentarei... Inspirado pelo amigo e mestre, Chef Edgard Castro, cuja falta e ensinamentos até hoje é difícil de superar, vai esta receita de coelho assado:

Lapin Rôti Petits Plaisirs...


INGREDIENTES:
  • 01 coelho limpo e picado
  • 02 dentes de alho esmagados ou finamente picados
  • 01 ramo de salsa
  • 01 folha de louro
  • 300 ml de vinho branco
  • sal  e pimenta do reino a gosto
  • colorau quanto baste
  • 100 g de manteiga
  • 500 g de batatas
  • 2 cebolas cortadas grosseiramente
  • 100g de bacon
  • azeite quanto baste


PREPARO:

Lave muito bem o coelho e corte-o em pedaços separando as coxas, o lombo, as costelinhas. Este não é um passo de realização muito simples, caso você já encontre o coelho já processado e picado prefira...
Tempere-o com sal, pimenta, colorau, os alhos esmagados, o louro, o vinho branco e deixe-o marinar neste tempero durante uma hora. Antes de retirar verifique, no líquido, se será necessário corrigir o sal ou a pimenta

Retire o coelho da marinada e o coloque num refratário. Descasque as cebolas e corte-as aos gomos e disponha  junto do coelho, adicionando por cima o azeite e o líquido da marinada.  Pincele os pedaços do coelho com a manteiga e por fim adicione o bacon.

Leve ao forno alto por cerca de uma hora recoberto por papel alumínio. Retire então o papel alumínio e acrescente as batatas cortadas em pedaços grandes. Regue o conjunto com o próprio líquido e deixe cozinhar por mais cerca de vinte a trinta minutos,  deixando o coelho ficar bem corado e as batatas assadas.

Optei para finalizar e servi-lo com salsinha picada,  algumas alcaparras e pimenta biquinho...


Sábios estes franceses...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.