domingo, 20 de outubro de 2013

MOUSSE DE LIMÃO BÁSICA, SÓ QUE NÃO

O Chef e apresentador do Programa Homens Gourmet, Guga Rocha, lançou recente seu primeiro livro Receitas Para Pegar Mulher. Admirador que sou do trabalho do jovem Chef, senti-me compelido a adquirir o livro.

É claro que o fiz sem escusas intenções. Afinal de contas já tenho mulheres suficientes na minha vida, as minhas amadas esposa e filhas. O interesse é aumentar o arsenal de receitas para fazer do dia-adia delas mais felizes.

A culinária e a gastronomia são freqüentemente usadas como armas de sedução, " ...conquistar o estômago já é meio caminho andado pra chegar ao coração..." como diz o Chef na abertura de seu livro. A arte da gastronomia cresceu da ideia do prazer que o o fato de alimentar traz, associando ingredientes, produzindo sensações e se constituindo como fonte inesgotável de prazer. No meu entender, prazer, deleite, independente do que o causa é sempre bom. Se podermos associar então os dois... Voilá!!!
Afinal o que faz um prato ser sensual é muito mais a intenção de quem prepara do que os alimentos envolvidos, nessa ótica a sobremesa é um momento de grande prazer,  é o fechamento de uma etapa que antecederá suas reais intenções.

Do livro, tirei uma receita de sobremesa, a Mousse de Caipirinha. Uma mouse de limão com um pequeno diferencial que creio que vocês devem imaginar... Não me aguentei e mudei, pedindo desculpas ao Chef pela minha adaptação. Ao invés da cachaça usei uma pequena dose de rum, no caso o Bacardi Big Apple.

É claro que para minhas pequenas princesas fiz uma preparação que não levou álcool, apenas aquela que fiz para a mãe delas afinal, como já disse, o erotismo da receita está na intenção de quem prepara...



INGREDIENTES (para quatro a seis pessoas):
  • 02 latas de leite condensando;
  • 02 latas de creme de leite;
  • Suco de dois limões Sicilianos grandes e cinco limões Taiti;
  • 01 dose de Rum Bacardi Big Apple.

PREPARO:

Coloque no liquidificador o creme de leite e o leite condensado e bata por cerca de cinco minutos, até que o creme fique bem aerado e praticamente dobre de volume. Adicione a dose de rum ao suco dos limões e misture. Vá adicionando aos poucos ao creme, com ele ainda sendo batido. Deixe bater por mais três a cinco minutos para que a mistura fique bem homogênea e consistente. 

Finalize polvilhando raspas de limão siciliano. Leve ao refrigerador por cerca de quatro horas. Sirva frio e acompanhado por um vinho de sobremesa, do tipo colheita tardia.












O resultado? Não posso falar, o horário não é propício...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.