terça-feira, 15 de outubro de 2013

IL RISOTTO RUSTICO


Adivinhem o que vai estar dentro desta panela...

Para aqueles que me acompanham, arriscar o palpite: "risoto", a chance de acertar beira 100%...

Il Risotto Rustico... Muitas vezes o uso das palavras não corresponde ao seu verdadeiro significado. Segundo o dicionário online de português (Dicionário Online), entende-se como rústico aquilo que é  "[...] relativo ao campo; campestre... incivil, grosseiro... sem acabamento, rude..." 

Ser rústico não significa simplesmente ser ruim. Enquanto "rude e sem acabamento", seu uso deve-se à arquitetura, contrapondo-se a outros estilos rebuscados. 

No caso deste meu risoto, faço uma alegoria à culinária italiana, que é uma culinária de sabor único, por ter uma essência simples, quase campestre, com a utilização dos ingredientes de cada estação. Então,
"Il Risotto Rustico"!!!!

INGREDIENTES (para quatro a seis pessoas):
  • 01 talo de salsão picado;
  • 01 cebola grande picada; 
  • 02 dentes de alho picados;
  • 200 g de cogumelos porcini secos;
  • 400 g de escalopes de filé;
  • Azeite quanto baste;
  • 300g de arroz arbóreo;
  • 200 ml de vinho branco;
  • 01 cubo de caldo de galinha;
  • 02 colheres de sopa de manteiga;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

PREPARO:

Em um vasilhame disponha os cogumelos e os reidrate com quantidade suficiente de água para cobri-los, por cerca de 30 minutos. Escorra a água e os coloque em uma frigideira aquecida com um fio de azeite e metade da manteiga. Salteie-os. Adicione então o creme de leite, deixe levantar a fervura e cozinhar por cerca de dez minutos. Reserve então este creme.

Tempere os escalopes de filé com sal e pimenta do reino a gosto. Salteie-os em uma frigideira com a outra metade da manteiga e um fio de azeite. Reserve.

Prepare o caldo de galinha, adicionando uma unidade a um litro de água fervida. Refogue o alho, a cebola e o salsão picados em uma panela com fio de azeite. Adicione a seguir o risoto arbóreo e o frite até que fique translúcido. Comece a cozinhar então com o vinho. Mexa até que o álcool evapore. A partir daí vá adicionando o caldo aos poucos, sempre mexendo.  

Antes da última água do caldo, com o arroz ainda al dente, adicione a carne e o creme com os cogumelos. Mexa para que sejam incorporados. Corrija então sal e a pimenta, se necessários. Adicione a última água e assim que o arroz atinja o ponto ideal de cozimento, um pouco menos do que al dente, tampe a panela, desligue o fogo e deixe que o processo finalize.

Sirva quente, polvilhado com queijo parmesão e salsa picada, com um bom fio de azeite.






Sirva quente, polvilhado com queijo parmesão e salsa picada, com um bom fio de azeite.




A minha harmonização foi feita com o Citto Volpaia, que é um vinho orgânico feito com Sangiovese e uma parcela de Cabernet Sauvignon. De coloração rubi intenso e com lágrimas abundantes. Ao olfato com toques de frutas vermelhas e especiarias. Com  boa estrutura, encorpado e com taninos presentes. Uma excelente relação custo/benefício, com um conjunto harmônico, mas rústico, como o meu risoto.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.