A frittata é uma especialidade da culinária italiana. A palavra frittata palavra deriva de fritto, o particípio passado de "fritar" (friggere), e era originalmente um termo geral para cozinhar ovos em uma frigideira. Em vez de ser produzida em forma de folha como o resto das tortilhas à frittata é aberta e são adicionados temperos e acompanhamentos no topo, podendo também ser preparada semelhante à tortilha espanhola.
Uma das preparações mais utilizadas é a Frittata di Cipolle que é um prato com base na tradição popular italiana e é composto de cebola, preferivelmente branca, e fritas em muito azeite, ovo, sal, queijo derretido e pimentas. A frittata di Cipolle é um prato de pessoas humildes no século passado foi consumido pelos trabalhadores durante o dia. Hoje é acompanhado com ingredientes diferentes e podem ser degustadas em quase todo o restaurante na Itália.
Basicamente existem quatro principais diferenças com um omelete convencional : há sempre pelo menos um ingrediente opcional num frittata e tais ingredientes são combinados com a mistura de ovo batido enquanto os ovos estão ainda crus, ao invés de serem colocados sobre a mistura cozida, antes de ser dobrada, como no omelete convencional.
Segundo, os ovos para a fritatta podem ser batidos vigorosamente para incorporar mais ar do que nos omeletes tradicionais o que permite um maior enchimento de ar e logo um resultado mais macio.
Em terceiro lugar, a mistura é cozida em fogo muito baixo, mais devagar do que uma omelete, por pelo menos dez a quinze minutos, e então ela é virada e não dobrada.
Por fim, ao contrário de um omelete, que geralmente é servido inteiro para um jantar simples, uma fritatta é normalmente dividido em fatias. Pode ser servido quente ou frio, acompanhado por saladas frescas, pão, feijão ou azeitonas.
Em um post de Janeiro de 2012, apresentei, minha versão, sem a receita completa que vai a seguir:
com vocês a estupenda Frittata di Maccheroni !!! Uma excelente opção para aproveitar aquele espaguete e aqueles legumes que "sobraram" na geladeira...
- Seis ovos;
- 300 g de espaguete já cozido;
- 01 tomate italiano picado;
- 01 cebola picada.;
- 1/2 pimentão amarelo, 1/2 pimentão amarelo e 1/2 pimentão verde picados
- Tomilho seco;
- Azeite quanto baste;
- Sal e pimenta do reino a gosto.
PREPARO:
Quebre os seis ovos em uma vasilha, adicione o espaguete, o tomate, os pimentões, a cebola, o tomilho, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e bata bem.
Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e adicione a mistura batida e deixe fritar por cerca de dez a quinze minutos. Quando as laterais estiverem soltas e o fundo já frito, vire toda a fritatta e deixe por no máximo mais cinco minutos.
Retire e sirva a seguir. Finalizei com algumas linguiças calabresas e bacon frito por sobre ela, apenas para agregar sabor!!!
A cara tá muito boa... vou testar e depois te conto!! Abraço... Sílvia
ResponderExcluir