Apesar de ser uma combinação usual, o bacalhau com a abóbora, fiz uma adaptação para esta receita. Convido que tentem...
INGREDIENTES (para seis pessoas):
- 600 g de lombo de bacalhau (usei o já dessalgado)
- 200 g de abóbora cortada em cubos
- 300 g de arroz árboreo
- 01 cebola grande picada
- 02 dentes de alho picados
- 01 grande de salsão picado
- 200 ml de vinho branco
- 200 ml de creme de leite fresco
- 01 l de caldo de legumes
- 300 ml de leite
- Azeite quanto baste
- 100 g de manteiga
- Açafrão espanhol
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Mix de ervas frescas (usei salsa crespa e salsinha)
PREPARO:
Em uma panela aqueça o leite e cozinhe o bacalhau, por cerca de dez minutos (lembre-se que usei o já dessalgado). Retire as postas de lombo e as desfie grosseiramente. Reserve. Separe a quantidade referente a cerca de uma xícara de chá do líquido do cozimento e reserve também.
Aqueça uma quantidade de água suficiente para cozinhar a abóbora cortada em pedaços, até que ela fique macia o suficiente para que possa ser amassada com um garfo. Reserve.
Em uma outra panela aquecida adicione um fio de azeite e refogue a cebola, o alho e o salsão. Coloque então o arroz, mexa e o deixe fritar até que que ele adquira uma coloração translúcida. Pare de mexer, adicione o vinho e espere evaporar.
Adicione então junto à primeira água, o açafrão espanhol. O açafrão espanhol é uma das especiarias e temperos mais caros, mas para nossa sorte uma pequena quantidade já e suficiente para seu efeito. Mas você pode substituí-lo pelo açafrão da terra, que dará um efeito de cor semelhante...
Adicione a seguir o bacalhau e abóbora. Continue adicionando o caldo aos poucos e mexendo sem parar por aproximadamente 25 minutos, até que o arroz esteja al dente. Aqui vem o "pulo do gato", ao invés da última água, adicione o líquido do cozimento do bacalhau e o creme de leite. Neste ponto o risoto ficará cremoso Mexa para que os sabores se agreguem. Experimente. Corrija o sal e a pimenta do reino. Neste ponto desligue o fogo e adicione a manteiga para dar cremosidade e brilho ao risoto.
Ele foi servido com um bom fio de azeite, salpicado pelas ervas, um pouco de pimenta (não poderia deixar de associar) e decorado com a salsa crespa.