quinta-feira, 5 de julho de 2012

SALADAS

As saladas são preparações culinárias compostas por vários alimentos diferentes, crus ou não, muitas vezes com cores contrastantes e geralmente servidas e comidas frias.

A palavra salada vem do latim, significando " salgado", referindo-se ao tempero que pode ser o único elemento extra da combinação.

Existem basicamente dois tipos de saladas sendo que as preparações são variações destes padrões:

  • As saladas à base de vegetais crus, normalmente com folhas verdes, por exemplo, de alface, agrião, chicória, ou outras e tomate, rabanete, pepino, podendo levar ainda nozes ou outras frutas secas e temperadas com um molho não cozido, à base de azeite, ou outro óleo, e vinagre ou sumo de limão; 

  • As saladas à base de batatas cozida, ou por vezes arroz ou massas alimentícias,  misturadas com outros vegetais crus, podendo conter pequenos pedaços de carne ou peixe e temperadas com um molho  processado, tipo a base de maionese (por exemplo, a tradicional salada de atum).

Historicamente, a utilização das saladas parece ter se difundido pelo cultura gastronômica mundial, a partir dos países Mediterrâneos. Devido ao seu clima ameno, a bacia mediterrânica é extremamente rica em variedades de plantas, legumes e verduras , com sabores e cores muito variadas, que os povos que ali vivem aprenderam a utilizar criativamente na sua alimentação. Os citrinos, as azeitonas e as uvas, por exemplo, são frutas típicas desta região, assim como várias ervas aromáticas como a salsa, a hortelã e muitas outras.

Desde a simples salada grega, de pepino com iogurte, até às elaboradas saladas italianas com vários tipos de verduras, queijos e nozes , temperadas com azeites e vinagres aromatizados, as saladas são provavelmente o alimento mais importante no verão, e servidas quase sempre para contrastarem com o sabor mais carregado de especiarias de outros pratos.

Os legumes recheados e assados no forno ou na brasa são outra especialidade desta região, principalmente os tomates e pimentões, pois aceitam uma grande variedade de recheios.

As saladas tinham pouco lugar de destaque à mesa do brasileiro. As únicas receitas conhecidas incluíam hortaliças cruas e picadas, temperadas com sal, azeite e vinagre. Foi só com a chegada da família real, em 1808, que as saladas com inspiração francesas passaram a ser imitadas pelas cozinheiras locais. 

Apresentarei duas de minhas versões... Não existem limites para as combinações, apenas a imaginação de quem cria...


LA SALADE - INGREDIENTES:

  • 01 molho de alface;
  • 15 unidades de tomate cereja;
  • 01 vidro de pimentões assados em conserva;
  • 100 g de queijo ( utilizei o Gouda porque o tinha guardado mas sugiro qualquer um de consistência menos firme);
  • Suco de 1/2 limão siciliano;
  • Azeite quanto baste;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.


PREPARO:

Pique grosseiramente o alface e corte os tomates em cruz, misture-os, adicione o suco do limão siciliano e reserve. Corte o queijo em fatias e as coloque dentro dos pimentões, leve-os à uma frigideira aquecida com um fio de azeite e deixe que os mesmos fiquem no máximo dois minutos de cada lado, o suficiente para deixar o queijo com uma textura cremosa.
Disponha os pimentões na travessa que serão servidos, coloque o alface com os tomates por sobre os mesmos, regue com uma quantidade de azeite, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e sirva.





IL PENNE MOLTO BUONA - INGREDIENTES:


  • 01 molho de alface;
  • 15 unidades de tomate cereja;
  • 500 g de penne grano duro;
  • Creme de vinagre balsâmico;
  • Suco de 1/2 limão siciliano;
  • Azeite quanto baste;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

PREPARO:

Pique grosseiramente o alface e corte os tomates em cruz, misture-os, adicione o suco do limão siciliano e reserve.
Cozinhe o penne em panela com água fervente e sal até que o mesmo fique al dente. Escorra e reserve.
Misture os ingredientes na vasilha que será servida, regue com uma quantidade generosa de azeite, tempere com sal e pimenta do reino a gosto, finalize com o creme  balsâmico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.