terça-feira, 25 de setembro de 2012

DELIZIE ITALIANE

Antepastos são pequenas porções de alimentos que em uma refeição italiano formal, são servidos antes do primo prato, que é a refeição principal. Em nossa cultura tupiniquim são os famosos "tira-gostos".
Podem ser ingredientes únicos ou associados. Todos podem ser adquiridos prontos, mas a sua confecção artesanal também é possível... Desde que você tenha tempo e disposição. 
Fiz uma sugestão de antepasto com os seguintes componentes: queijos italianos, uma porção de  grana e outra de provolone,  um salame condimentado tipo o pepperoni, outro com capa de especiarias, conserva de mini-pepinos e pão italiano com sardela. Tudo, é claro, com um excelente azeite...
A seguir a receita da sardela...

INGREDIENTES:

  • 10 colheres (sopa) de azeite 
  • 03 dentes de alho amassados 
  • 01 cebola média
  • 150 g de filé de sardinha anchovada ou aliche 
  • 03 pimentões vermelhos cortados em rodelas 
  • Pimenta calabresa a gosto
  • Sal e pimenta do reino a gosto

PREPARO:

Em uma panela aqueça o azeite, coloque o alho a cebola e deixe dourar. Adicione os pimentões  e os refogue até que fiquem al dente. Espere que o conteúdo esfrie e o coloque no processador, ou no liquidificador, juntando a sardinha ou o aliche. Se necessário, corrija o sal. Lembre-se que a sardinha ou o aliche já são salgados. Se quiser que fique mais picante adicione a pimenta do reino e a calabresa. Depois de processado leve ao fogo baixo por cerca de dez minutos. Deixe esfriar, ficando melhor para consumo no dia seguinte.

Sirva em uma fatia de pão italiano fresco ou torrado, regado por uma boa quantidade de azeite.






Em uma noite italiana optei pela harmonização com um belo exemplar de vinho siciliano. Nero D'avola...
De cor vermelha rubi e violeta,  ao nariz amplo e intenso de frutas vermelhas, principalmente cereja, de corpo seco e ácido na medida correta, mas ligeiramente tânico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.