domingo, 30 de setembro de 2012

MIOJO CAMPING FOOD

Comida de acampamento, culinária de guerrilha, comida para solteiros... Tanto faz. Todas estas denominações traduzem uma tendência gastronômica que se baseia na simplicidade dos ingredientes e na facilidade do seu preparo.

Coisas, em tese, tão fáceis de cozinhar que qualquer neófito, sem um pingo de habilidades culinárias quaisquer, consegue fazer. 
Brincadeiras à parte, sou da opinião que toda comida tem seu prazer. Tanto que, hoje,  chefs renomados e conceituados estão utilizando estes ingredientes em seus pratos e, lógico, cobrando um certo quinhão considerável de reais.

Entrei nessa onda e estou sugerindo hoje o renomado macarrão Miojo. Podem assumir, quem nunca fez um miojo e comeu como se fosse a melhor refeição de sua vida?
Em  25 de agosto deste ano ele, o Miojo, completou 54 anos. Criado pelo pelo taiwanês Momofuku Ando, o macarrão instantâneo, varreu o mundo e tornou-se um sucesso. Sucesso tão absoluto que neste ano catorze chefs foram convidados para contar as maneiras preferidas de prepará-lo em um livro chamado  "Meu Miojo – Receitas e Histórias". Acho que vale a pena conferir.

Ao Miojo Camping Food... Em tempo, o miojo é meio egoísta... A   receita de hoje como é baseada no pacote convencional do macarrão, ela é individual... mas com os complementos ela rende até duas porções.

INGREDIENTES:

  • 01 pacote de miojo de 80 g (pode ser de qualquer sabor já que não vamos usar o tempero, usei o de frango)
  • 50 g de lombo suíno defumado
  • 1/2 abobrinha pequena cortada em fatias finas
  • 1/2 cebola pequena picada
  • 01 dente de alho
  • 02 ovos
  • Azeite quanto baste
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 01 colher de sopa de manteiga
  • Parmesão ralado a gosto

PREPARO:

Comece pelo molho, já que o macarrão fica pronto em três minutos. Em uma panela anti-aderente aquecida, frite o lombo em sua própria gordura. Adicione a cebola, o alho e abobrinha, deixe refogar. Reserve.

Em uma outra panela com água aquecida com um pouco de sal coloque o macarrão. Assim que ele estiver pronto o transfira para a panela com o refogado. Misture tudo para que os sabores agreguem. Adicione os ovos e deixe que eles cozinhem levemente, à moda carbonara. Corrija o sal e a pimenta. Por fim adicione a manteiga para dar uma cremosidade final.

Sirva com um bom fio de azeite e com o parmesão ralado. Fácil, rápido e saboroso...



Só vou ficar devendo a harmonização... Neste dia estava de plantão noturno e logo nada alcoólico com o macarrão... Foi com água mineral gasosa, com gelo e limão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.