quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

ABADEJO CRISPY

A confusão entre os nomes de peixes não é incomum... Segundo  o site especializado em peixes e frutos  do mar o Lapesca (http://www.lapesca.com.br/index.php) "... O Abadejo é na verdade o Congro Rosa, importado com esse nome da Argentina e do Chile. Com nomes bastante similares, levam o consumidor a acreditar ser o mesmo peixe. O Abadejo ou Congro Rosa, é um peixe de corpo comprido, de filés mais finos, porém de sabor agradável...

O Badejo em questão, é da família Serranidae, parente da Garoupa e do Cherne. É um dos peixes mais nobres, de grande envergadura variando entre 5 e 30 kg, de filés pedaçudos e de carne densa... Sua carne é muito apreciada na alta gastronomia, especialmente no preparo de grelhados, assados e moquecas. É um dos peixes mais apreciados no preparo da autêntica moqueca capixaba..."

De sabor suave fiz uma preparação do abadejo frito em uma mistura de farinha de trigo e amêndoas, o Abadejo Crispy!!!

INGREDIENTES:
  • 600 g de filé de abadejo
  • Sal e pimenta do reino branca a gosto
  • Sementes de coentro trituradas a gosto
  • Suco de 01 limão siciliano
  • Azeite quanto baste
  • Farinha de trigo quanto baste
  • 50 g de amêndoas trituradas
  • Óleo de canola quanto baste

PREPARO:

Tempere todos os lados filés com sal, pimenta do reino branca e o coentro. Disponha-os em um vasilhame e regue com um bom fio de azeite e com o suco do limão siciliano, deixando descansar por cerca de 30 minutos para que os sabores se agreguem.

Triture bem as amêndoas no processador ou liquidificador e as misture com a farinha de trigo. Retire os filés da marinada e os empane, um a um, na mistura de farinha de trigo com as amêndoas. Aqueça uma frigideira com uma quantidade suficiente óleo de canola, para que possa cobrir parcialmente os filés, quando o óleo estiver bem quente frite os filés. Retire-os e deixe absorver o excesso de óleo em papel toalha.


Eles foram servidos acompanhados com um purê de batatas e com aspargos frescos puxados na manteiga, com um bom fio de azeite e um mix de ervas picadas. Minha opção de harmonização foi com uma grata surpresa, o Penedo Borges, Chardonnay 2010 da região de Mendonza.

  
De cor amarelo-palha e alguns reflexos verdes de média intensidade, com aromas frutados, levemente cítricos. Equilibrado, seco e de corpo leve, devendo ser bebido bem gelado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.