segunda-feira, 6 de maio de 2013

UM PECADO DE RAGU

Vou fazer outra confissão... Em matéria de pecados capitais já cometi alguns... Gula??? Claro, afinal de contas, todo amante da boa mesa, tem algo de glutão...

Inveja??? Já, claro que já... Mas o que é inveja??? É o desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue. Realmente não sou tão invejoso... Mas recentemente invejei um prato em que vi em uma reprise de um programa de televisão de culinária, o incrível Que Marravilha!, do canal pago GNT, do premiadíssimo Chef Claude Troisgros (http://gnt.globo.com/quemarravilha/). A reprise tratava de um ragu de pato com penne e molho de goiabada (http://gnt.globo.com/quemarravilha/videos/_1951276.shtml). Realmente deu inveja! Ou foi gula?

Independente do pecado, o resultado não mudou, o fim foi o fogão... Só não usei pato e goiabada, já que, àquela hora, achar estes ingredientes seria meio complicado!

Como já disse anteriormente o ragu é um cozido que envolve um sólido e um líquido em cozimento lento, até alcançar um resultado que não é completamente sólido e nem líquido.

INGREDIENTES (para oito pessoas):
  • 800 g de músculo bovino cortado em cubos
  • 100 g de bacon 
  • 300 g de batatas cortadas em cubos
  • 01 cebola grande picada
  • 02 dentes de alho picados
  • Azeite quanto baste
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 200 ml de limoncello 
  • 01 lata de tomate pelado
  • Tomilho limão a gosto fresco

Tempere os cubos de músculo com sal, pimenta do reino e o tomilho limão a gosto. Regue com um boa quantidade e azeite e adicione o limoncello. Deixe marinando por cerca de 40 minutos para que os sabores se agreguem. Reserve.

Refogue a cebola e o alho em uma panela com aquecida com um fio de azeite, até que ela fique levemente dourada. Junte o bacon e deixe que ele frite até que praticamente toda a sua gordura derreta. A seguir acrescente os cubos de músculo e deixe dourar. Acrescente então o líquido da marinada, os tomates, as batatas e cozinhe em fogo brando, mas constante, mexendo de vez em quando e eventualmente adicionando, por cerca de 40 minutos. Corrija o sal e a pimenta se necessários.

O ragu foi complementado com um arroz branco. O limoncello, que é um licor de limão siciliano, deu à preparação um sabor suave e levemente adocicado.






Os demais pecados??? Avareza, ira, vaidade, luxúria e preguiça??? Bom, destes eu não lembro... Mentira é pecado capital???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.