Consiste de uma peça barriga de porco que foi curada no previamente salgada e temperada (com noz-moscada, pimenta, funcho, e alho, entre outros), e seca por cerca de três meses, mas não defumada. Existem diversas variedades, e cada região do país produz seu próprio tipo.
Leve ao forno alto, recoberto por papel alumínio por cerca de 30 minutos. Retire e deixe por mais cerca de 15 minutos para dourar. Sirva os pedaços sobre as batatas. Eu finalizei com salsinha picada.
Harmonizei com um vinho espanhol da região de Navarra, o Otazu Reserva 200, de cor rubi, nariz intenso, elegante, harmônico, frutas vermelhas e maduras, quase balsâmico. Na boca equilibrado e boa evolução. com taninos na medida.
A pancetta pode vir na forma de rolo ou plana, com toda a gordura de um só lado. Na Itália e Espanha a pancetta caseira ainda costuma ser produzida e consumida em grande escala. É servida em fatias finas, quando é consumida sozinha, porém também é utilizada para dar sabor a outros pratos, especialmente molhos para massas. Receitas como o sugo all'amatriciana a utilizam como substituto para o guanciale, que é difícil de ser encontrado fora da Itália.
Na Espanha porções relativamente grossas são servidas como acompanhamento, muitas vezes fritas no azeite ou em sua própria gordura. Ovos fritos com chorizo e panceta formam um café-da-manhã popular em algumas partes rurais do país.
Consegui junto a um conhecido do meu irmão uma bela porção. Daí minha versão, La Bella Pancetta...
INGREDIENTES:
- 01 kg de panceta;
- 250 g de batatas;
- 01 cebola grande picada,
- dois dentes de alho picados;
- sal e pimenta do reino a gosto;
- alecrim seco a gosto
- azeite quanto baste.
PREPARO:
No fundo de um refratário disponha as batatas, cortadas em pedaços de cerca de dois cm cada, e temperadas com sal e pimenta do reino a gosto, além da cebola e do alho picado.
Corte a panceta em fatias finas, com no máximo dois cm de espessura, tempere com sal e pimenta do reino. Lembre-se que a panceta já é pré-temperada, logo cuidado... Coloque as fatias da panceta sobre as batatas, regue com mais azeite e polvilhe com o alecrim.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEixLjt-K-jU1WT0gEyJ9U_DhuKEKM0Hr20uDulAYxFFiBHBOftDatDdxmN5RYsNZGS4VHuLCpX8qtj8UhP91FC0sCXOlFbj_E2V-JgCSM9_H2GTUofrmLLWHN0vqKeWK-mOqzafQb-xerk/s320/blogger-image-1983540028.jpg)
Harmonizei com um vinho espanhol da região de Navarra, o Otazu Reserva 200, de cor rubi, nariz intenso, elegante, harmônico, frutas vermelhas e maduras, quase balsâmico. Na boca equilibrado e boa evolução. com taninos na medida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.