Mais do que ícone da cultura italiana, a gastronomia representa um modo de viver para os italianos. Sempre muito ligados à família e ao prazer de reuni-la, para os italianos a cozinha é um espaço sagrado de quem a comanda introduzindo um toque pessoal às receitas.
Talvez por isso não encontramos nada igual ao espaguete das nossas Mammas e Nonnas. A deliciosa gastronomia italiana é uma grande motivação para outro marcante aspecto da cultura italiana, stare a tavola, estar reunido à mesa na hora das refeições e transformar as refeições em verdadeiras festas de congraçamento.
A tavolata de uma família italiana marcará para sempre quem dela tenha participado. Deixe que esse espírito conquiste você e prepare alguns de meus pratos.
Um dos pratos tradicionais e mais simples, mas não menos saboroso, é o espaguete al burro, que é o espaguete puxado à manteiga. Nesta versão me permiti adicionar um pedaços de filé, refogados também na manteiga, já que minha filha, uma entusiasta das massas, pediu-me para dar mais alegria ao macarrão... E olha que ela só tem seis anos.
INGREDIENTES:
- 01 pacote de espaguete - 500g
- 200g de manteiga
- 500 g de filé picado em pedaços de cerca de dois cm
- sal e pimenta do reino a gosto
- azeite quanto baste
- salsinha picada
- parmesão ralado
PREPARO:
Em uma panela, leve ao fogo cinco litros de água com o sal. Ao ferver, junte o macarrão. Em uma frigideira derreta metade da manteiga e adicione os pedaços de filé, previamente temperados com sal e pimenta do reino a gosto. Reserve.
Derreta o restante da manteiga e assim que o macarrão estiver “al dente”, escorra-o e adicione-o misturando com cuidado, para que o tempero envolva toda a massa. Misture então os pedaços de filé e sirva a seguir. Finalizei polvilhando a salsinha picada e o queijo ralado.
Esta quantidade normalmente rende de cinco a seis porções, dependendo é claro de seu apetite...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.