Apesar de ser um clássico da culinária francesa, sua origem é alemã. Quiche, é uma palavra originária do alemão “kuchen,”, que também quer dizer torta. Ele é um prato originário da região da Alsácia, atualmente no nordeste da França, fazendo fronteira com a Alemanha, região fruto de diversas disputas territorias entre estes países o que inclusive culminou com um conflito de proporções mundiais.
Quando foi criada a iguaria, em eras medievais, a região fazia parte do território alemão e era uma província denominada "Lothringen". Mais tarde, após aquisição do território pelos franceses, e sua mudança de nome para "Lorraine" (Lorena em português), o nome do prato acompanhou a mudança regional.
A quiche se tornou popular na Inglaterra logo após a Segunda Grande Guerra e nos Estados Unidos na década de 1950. Hoje pode-se encontrar uma grande variedade de quiches, desde a original até aquelas com recheios diversos como alho-poró, cebolas (quiche alsaciana), champignom, espinafre e até mesmo peixes, como o salmão.
A receita que segue é uma variação da quiche Lorraine original, com associação do alho-poró ao recheio e utilização da massa folhada para a base.
INGREDIENTES:
A receita que segue é uma variação da quiche Lorraine original, com associação do alho-poró ao recheio e utilização da massa folhada para a base.
INGREDIENTES:
- 03 ovos
- 01 talo de alho poró grande
- 300 ml de creme de leite fresco
- 100 g de bacon defumado picado em cubos pequenos
- 03 colheres de sopa de queijo gruyére ralado
- 01 folha de massa folhada
- Sal e Pimenta-do-reino a gosto
- Noz moscada a gosto
PREPARO:
Em uma frigideira, fritar em sua própria gordura o bacon picado. Refogar a seguir o talo de alho-poró finamente picado. Reserve.
Em um processador ou lquidificador, bater os ovos, o creme de leite e o queijo por cerca de três minutos. Adicionar à mistura o bacon e o alho-poró, temperar com o sal e pimenta-do-reino a gosto, finalizar com uma pitada de noz moscada e misturar novamente, por mais dois minutos. Reserve.
Moldar a folha de massa com a mão em uma forma, preferencialmente anti-aderente ou untada, deixando um pouco de excesso nas bordas. Furar com o garfo várias vezes a base para que se possa melhor ventilar.
Derramar sobre a massa o recheio e levar ao forno médio pré-aquecido por durante 20 minutos. Diminuir um pouco a temperatura e assar por mais 10 minutos ou até a superfície da quiche ficar dourada.
Servida como acompanhamento ou guarnição, ou até com protagonista de um lanche rápido, esta receita, utilizando a massa folhada já pronta traz um pequeno diferencial.
A crocância da massa folhada traz uma textura interessante à preparação. Optei por servi-la acompanhada de uma salada fria, com rúcula, mussarela de búfala, pera e croutons, regada com um bom fio de azeite aromatizado de limão siciliano e vinagre de vinho tinto e com sal a gosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.