Autoral... Na verdade pensei primeiro na apresentação e depois nos ingredientes! Pensei em uma ilha de uma carne bovina entronada em uma base, no caso pensei em uma base de cuscuz, rodeadas por uma boa quantidade molho...O resultado foi o que será abaixo descrito: Une Île Magnifique...
INGREDIENTES:
Para a carne bovina e o molho :
- Uma peça de picanha com cerca de 1,5 kg de peso;
- 01 cebola grande picada;
- 02 dentes de alho picados;
- Azeite quanto baste;
- Sal, pimenta do reino e pimenta dedo de moça a gosto;
- Vinho tinto quanto baste;
- 80 g de manteiga;
- 300 ml de creme de leite fresco;
- 01 colher de sopa de extrato de tomate.
Para o cuscuz:
- 01 xícara de cuscuz marroquino;
- 01 litro de água quente;
- Sal a gosto;
- Azeite quanto baste;
- 01 colher de sobremesa de extrato de tomate.
PREPARO:
Comecei de véspera, marinando a peça de picanha. Tempere os dois lados da peça com sal e pimenta do reino a gosto. Em um vasilhame, coloque a cebola, o alho e a pimenta dedo de moça picados, regue com um bom fio de azeite e coloque a picanha sobre eles, esfregando bem a peça para que ela absorva os sabores. A seguir adicione vinho em quantidade suficiente para cobrir até a metade da peça. Cubra com um filme plástico e leve à geladeira, de um dia para o outro, por pelo menos seis horas, lembrando-se de virar a peça de lado na metade do tempo, para que todos os lados possam absorver o líquido.
No dia seguinte retire a peça da marinada e sele todos os seus lados em uma frigideira aquecida. Guarde o líquido da marinada, pois este será a base do nosso molho. Deixe a peça selada descansar alguns minutos e a corte em pedaços.
Aqueça uma panela com um fio de azeite com a manteiga. Coe o líquido da marinada e o despeje nesta panela aquecida, deixe levantar fervura e adicione o creme de leite e o extrato de tomate, misture. Experimente, se necessário corrija o sal e a pimenta. Aqui temos uma opção de variação... Sou um apreciador de carnes mal passadas o, caso você compartilhe esta preferência comigo, deixe o molho reduzir e o sirva junto dos pedaços. Caso você ou seu convidados gostem de carne ao ponto, adicione a carne ao molho e deixe que ela cozinhe por cerca de quinze minutos.
Enquanto o molho reduz, ou você cozinha um pouco mais a carne, prepare o cuscuz. Em um vasilhame despeje a xícara de cuscuz, regue com um fio de azeite, e a seguir despeje água em quantidade suficiente para cobri-lo totalmente. Tempere com uma pitada de sal e com o extrato de tomate, mexa suavemente e cubra, com uma tampa ou um prato, deixando por cerca de quinze minutos para que ele absorva toda a água.Servi, como disse anteriormente, os pedaços da picanha em uma base de cuscuz, regados com o molho, de forma que toda a base fique rodeada por ele e salpicadas com salsinha e com pimenta calabresa. O resultado estético da presentação será a a base de cuscuz e carne insuladas pelo molho...

















PREPARO:












