quarta-feira, 21 de novembro de 2012

LES RICHES RISOTTO

Eu estava com saudade de um risoto. A verdade é que o risoto, neste caso, é um acompanhante para  esta carne.

Novamente, minha inspiração vem da minha mãe. Dona Neuza, faz uma carne cozida que é famosa... Meus amigos e colegas de pelada, aqui no sacrossanto sentido de ludopédio semanal amistoso, da Associação Etílica e Futebolística Quinta Sem Lei, sempre faziam um esquenta, na porta de casa, quando a mama fazia um sanduba de pão de sal com a carne cozida do almoço!!! E quando no almoço da quinta ela não fazia a carne cozida, eu era ameaçado de nem entrar nas quatro linhas, simples mas todos comiam  quase ajoelhados! Um pequeno prazer!!!

Mas retornemos aos trabalhos. A carne cozida serviu de base para receita deste meu risoto. Tentei ser fiel à receita dela, mas não consegui. Pedi permissão e fiz umas pequenas livres adaptações entendidas como licença poética. A seguir " Les Riches Risotto"!!!

INGREDIENTES (para seis pessoas):
  • 800 g de músculo cortado em cubos de mais ou menos três cm
  • 200 g de linguiça tipo tropeira
  • 100 g de bacon cortado em cubos
  • 250 g de arroz arbóreo
  • 01 cebola grande picada
  • 02 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Azeite quanto baste
  • 02 folhas de louro
  • Ervas italianas a gosto
  •  02 colheres de sopa de manteiga
  • 200 ml de vinho branco
PREPARO:

Tempere os cubos de carne com sal e pimenta do reino a gosto, regados por fim de azeite e deixe descansar por cerca de trinta minutos. Em uma panela aquecida doure os pedaços e bacon e a linguiça. Adicione então a carne e a frite rapidamente, para selá-la. Complete com água suficiente para cobrir a carne, coloque as folhas de louro e as demais ervas. Usei um mix chamado de ervas italianas. Não sei se vocês conseguirão adquirir esta preparação, que não tem nada demais é basicamente um mix de alecrim, tomilho, orégano, manjericão e tomate seco desidratados.  Optei por cozinhar na panela de pressão, do jeito que a D. Neuza faz, mas caso vocês tenham tempo fiquem à vontade... Na panela de pressão o tempo foi de cerca de 15 a 20 minutos. Assim que a carne esteja cozida, reserve a carne e o líquido do cozimento, que será a caldo do nosso risoto.

Refogue a cebola e o alho, adicione o arroz e o vinho branco, deixando que o arroz absorva os sabores. A partir daí adicione o caldo restante do cozimento da carne. Ele provavelmente não será suficiente em quantidade, logo assim que ele todo for utilizado vá completando com água aquecida. Sem ser insistente, mas risoto = cuidado + atenção, fique ao lado, mexendo e adicionando o caldo. Antes da última concha de caldo adicione a carne,  e assim que o arroz fique al dente, desligue o fogo, coloque a manteiga, misture e deixe que ela seja incorporada.
Sirva a seguir.

Coloquei uma fatia de pão italiano, um bom azeite e as ervas para decorar.



Minha sugestão de harmonização foi com o excepcional Beaujolais Nouveau 2012 de Joseph Drouhin que, segundo o sommelier da Mistral (www.mistral.com.br), é " Mais concentrado e profundo, o Villages é elaborado com uma seleção especial de uvas. A safra do Beaujolais Nouveau 2012 de Joseph Drouhin foi ótima, mas bastante particular - as videiras ficaram repletas de "millerands", o nome dado a uvas muito menores que o normal. Estes pequenos bagos dão origem a vinhos mais frescos e concentrados, mas a produção é muito menor. Os vinhos estão especialmente sedosos e aveludados, com um caráter fresco, rico e elegante..."

Apesar de ser um vinho jovem , o achei pronto para consumo e também adequado ao prato.




 Agora caso não queiram, cozinhem a carne , coloquem em um pão de sal, com um bom naco de manteiga e tomem uma cerveja gelada, os atletas etílicos do QSL recomendam!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.