quinta-feira, 29 de novembro de 2012

SPICY SPAGHETTI (LIKE A DRAGON)

Digamos que estou em uma fase culinária quente... Não é falta de criatividade, pelo menos esta é a desculpa que eu dou... O fato é que recebi recentemente uma pimenta selecionada... Disse-me o dono do empório onde eu compro minhas especiarias e temperos que esta pimenta é uma variedade africana da malagueta, só que um pouco maior. Ele não soube me dizer também com certeza quantas unidades Scoville esta pimenta possui, mas que ele achava que ela estava classificada na faixa de 100.000 unidades... 

Pois bem, pimenta é um termo popularmente utilizado para designar uma série de espécies de condimentos com sabor picante, cujo grau de pungência pode variar de quase nulo a muito forte, sendo que os principais responsáveis pela ardência da pimenta são as sementes no interior da planta. E o que é esta  Escala Scoville? Ela foi desenvolvia em 1912, pelo farmacêutico Wilbur Scoville com o objetivo de medir o o "grau de calor" das pimentas. Este grau é dado às pimentas pela presença nelas do composto químico capsaicina (8-metil-N-vanilil 1-6-nonamida). Este composto estimula as papilas gustativas humanas, causando a sensação de ardor característica destes frutos.

Em seu teste original, Scoville misturou a pimenta pura com uma solução de água com açúcar. Então, um painel de provadores bebeu esta solução. Quanto mais solução de água e açúcar é necessária para diluir uma pimenta, mais alta sua pungência. O método foi aperfeiçoado e surgiram daí as unidades de Scoville. A capsaicina , quando pura, equivale a 15 milhões de unidades Scoville. Por exemplo, a pimenta mexicana habanero chega a 300 mil unidades Scoville, enquanto que a "Red Savina Habanero", uma espécie modificada, chega a 577 mil unidades e a Tezpur indiana chega a 877 mil unidades, ambas necessitando até de luvas para manipulação.

Com vocês meu  Spicy Spaghetti, Like a Dragon...

INGREDIENTES (para quatro a seis pessoas):

  • 500 G de espaguete grano duro
  • 500 g de patinho moído
  • 01 cebola grande picada
  • 02 dentes de alho picados
  • 100 g de manteiga
  • 01 lata de tomate pelado
  • Azeite quanto baste
  • 01 colher de chá rasa de páprica
  • Sal a gosto
  • Pimentas frescas de sua preferência a gosto
  • Salsa desidratada a gosto


PREPARO:

Em uma panela com água fervente e salgada, cozinhe o espaguete até que ele fique ao dente. Reserve junto com um pouco da água do cozimento.

Em uma panela aquecida com um fio de azeite e metade da manteiga refogue a cebola, o alho  e a pimenta picados, no caso usei duas unidades da pimenta que recebi e que foram picadas sem seu miolo e as sementes, apenas a casca. Adicione então a páprica e a seguir a carne moída, até que esta última frite. Neste ponto adicione os tomates pelados picados, junto de seu caldo, e a mesma quantidade de água que couber na lata. Adicione o sal e experimente. Se você fizer como eu, estará picante... Caso seu paladar não tolere esta pungência, sugiro que diminua ou retire a páprica, ou use uma ou ainda meia pimenta fresca. Agora, o objetivo da receita é ser picante... Deixe que o molho levante fervura e cozinhe por cerca de até dez minutos para que os sabores se fixem.

Misture a massa no molho, desligue o fogo e adicione o restante da manteiga e a salsa desidratada. Sirva a seguir. Caso você não sirva logo a seguir, adicione o caldo do cozimento na hora de servir, misture e aqueça novamente, para que a massa e o molho fiquem ressecados.

Receita para quem tem coragem...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.