sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SALUTE MAMMA E PAPÀ

Estou criativo este mês!!! Esta também foi autoral, mas faço uma ressalva... Autoral porque não a vi e nem conhecia a receita antes.

Ela surgiu da improvisação daquilo que eu tinha na geladeira e nos palpites da minha esposa, mas se alguém a fez antes de mim, PARABÉNS!!!! Ficou muito bom, modéstia a parte...

Ela é uma massa, o linguine, com cogumelos, em molho de gorgonzola e limoncello ...

INGREDIENTES (para seis pessoas):
  • 500 g de linguine grano duro
  • 01 cebola grande picada
  • 02 dentes de alho picados
  • 200 g de mix de cogumelos (mix porque eu tinha mix guardado na geladeira...)
  • 100g de gorgonzola
  • 300 ml de creme de leite fresco
  • 100 g de manteiga
  • 100 ml de limoncello
  • Sal e pimenta do reino preta a gosto
  • Azeite quanto baste
PREPARO:

Cozinhe o macarrão em água salgada, até que ele fique al dente e reserve-o junto com um pouco da água do cozimento.

Em uma panela aquecida com um fio de azeite e metade da manteiga, refogue a cebola e o alho. Adicione a seguir os cogumelos, para que os mesmos comecem a cozinhar e assim que eles começarem a desidratar, adicione o limoncello. OK. Você não tem o limoncello, que é um licor italiano de limão siciliano, tudo bem... use vinho branco mas acredite, vale o investimento de ter uma garrafa do licor.  A seguir despedace o gorgonzola e o adicione junto do creme de leite fresco, para que o queijo derreta. Vá mexendo até que o molho atinja ponto de fervura e fique cremoso. Se necessário, corrija o sal e a pimenta. Eu não pus sal já que o queijo, para mim, já tem sal suficiente.

Adicione o macarrão para que ele absorva os sabores, misture e desligue o fogo. Antes de servir adicione finalmente o restante da manteiga, para que a massa fique brilhante. A água do cozimento? O molho branco tende a secar mais rapidamente, por isso que, logo antes de servir, adicionar  a água do cozimento pode deixar o molho mais leve.

 

Servi a massa salpicada por salsa desidratada, com um bom fio de azeite e pimenta do reino. Minha opção de harmonização foi com outro produto emblemático da Sicília, um vinho Nero D'Avola, 2009. Púrpura, com olfato de frutas maduras, algo defumado, potente, com boas acidez e  lembrança.











O interessante disso tudo foi que apesar da  influência itálica casual do jantar de ontem, 22 de Novembro, ele serviu de comemoração para o aniversário de casamento dos meus pais, que eu simplesmente esqueci... Ainda mais meu pai sendo de uma família de "capos"...

Enfim uma pequena vergonha,  mas que não diminuiu o prazer da degustação...

Salute mamma e papà!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.