sábado, 20 de abril de 2013

CUPIM FORA DE SÉRIE

Discussões gastronômicas, são sempre agradáveis... Principalmente quando motivadas por um furor etílico. Meu último embate deste tipo ocorreu em um churrasco organizado pelo "time".

Peladeiro eventual que sou, prefiro muitas vezes a "resenha", que sempre vem acompanhada de uma cerveja gelada... Pois bem, neste último encontro, me envolvi em uma acirrada discussão em defesa do CUPIM.

O cupim é um tipo de corte bovino. Está localizado na parte dianteira do animal, precisamente atrás do pescoço. É uma carne macia e entremeada de gordura. É aí que começam os problemas, porque ele tem muita, mas muita gordura mesmo, e para os puritanos ele não devia nem ser comercializado, ou até mesmo assado. Alguns são tão xiitas que dizem ser ele fonte de impurezas (Cupim, o corte da discórdia), como pode ser lido nesta matéria da revista Paladar do Estadão (http://www.estadao.com.br/).

Descrente destas "lendas"e apreciador da  textura suave e do sabor marcante do corte, o defendi até o apagar das luzes, quando o dono da quadra, já cansado daqueles peladeiros ruins de bola e já um pouco alcoolizados, mandou todos embora prometendo encomendar para a semana seguinte uma peça de cupim para que resolvêssemos nossas diferenças. Não aguentei esperar....

CUPIM FORA DE SÉRIE - INGREDIENTES:

  • 01 peça de cupim com cerca de 1,5 a 2,0 kg 
  • 02 cebolas grandes picadas grosseiramente
  • 04 dentes de alho picados
  • 01 pimenta dedo de moça picada e sem sementes
  • Azeite quanto baste
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Tomilho limão, ou alecrim, fresco a gosto
  • 300 ml de vinho branco
  • Sumo de um limão siciliano


PREPARO :

Comece na véspera. Mesmo não acreditando naquelas crendices (rs!!!) lave bem a peça de cupim e faça  furos nela com uma faca. Prepare a marinada, colocando todos os demais ingredientes dentro de um vasilhame, e os espalhando em todas superfícies da peça. Coloque para marinar, por pelo menos seis horas, lembrando de virar a peça na metade do tampo, para que os sabores penetrem por igual.

Em uma panela aquecida em fogo médio, com um fio de azeite sele a peça, frite rapidamente os lados da peça. Despeje o conteúdo da marinada e coloque então água suficiente para cobrir metade da peça. Inicie o processo de cozimento. Lembrando de virar a peça de tempos em tempos e de completar a água sempre que ela diminuir muito seu volume. 

Prezados, assar o cupim é um exercício de paciência... Este processo irá durar cerca de  cinco horas, isso mesmo, CINCO HORAS!!!! Mas no final o resultado vale. Mas caso vocês não queiram ou não possam ter este trabalho, utilizem a panela de pressão. Lembrando de utilizar quantidade suficiente de água para cobrir toda a peça e deixando na pressão por cerca de uma hora e quarenta minutos. Após este tempo, verifique e, caso ainda ela não esteja completamente cozida, deixe mais alguns minutos.

Por ser entremeada de gordura, as fatias deverão praticar desmanchar quando a peça estiver cozida no ponto ideal.

Deixe a peça descansar por cerca de vinte minutos, para facilitar o corte, e fatie a peça finamente. Não satisfeito com a gordura da própria peça, fiz um molho com manteiga, azeite aromatizado com alecrim e bacon, para manter a s fatias molhadas e suculentas.


















Discórdias à parte o resultado realmente foi fora de série... Optei por uma harmonização com uma cerveja importada, a Estrella Damm, leve, do tipo pilsen,  refrescante, com espuma cremosa e bom aroma de lúpulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.