A bacalhoada, prato típico da culinária lusitana, tem variações familiares. A receita a seguir é da minha mãe e da minha tia, Confesso que na preparação a seguir fui um mero auxiliar, um sous chef modesto, afinal de contas a receita era delas, me restando observar as duas e fazer esta maravilha!!!
Nem todos se predispõem ao preparo deste prato. O que assusta, inicialmente, é o processo de dessalgar o bacalhau. São necessárias 48 horas para o processo de dessalga do bacalhau. Um processo metódico e lento. Para facilitar sugeri a elas este ano que usássemos um bacalhau já dessalgado, apesar do receio elas aceitaram...
INGREDIENTES:
- 01 kg de bacalhau dessalgado picado grosseiramente;
- 05 batatas grandes pré-cozidas, descascadas e cortadas em rodelas grossas;
- 03 cebolas grandes, cortadas em rodelas;
- 3/4 xícara (180 ml) de azeite de oliva extra virgem ;
- 02 dentes de alho, picados;
- 03 colheres (sopa) de molho de tomate;
- 06 ovos cozidos;
- Sal e pimenta do reino a gosto.
- 02 colheres de sopa de manteiga;
- Azeitonas verdes e pretas a gosto.
- Salsinha e cebolinha quanto baste.
Leve uma panela grande com água ao fogo e cozinhe o bacalhau na água fervente por 5 minutos. Escorra, deixe esfriar e corte o bacalhau em postas. Reserve.
Refogue a cebola na manteiga até que fique com a cor acastanhada, acrescentar o alho e deixar dourar. Acrescentar o molho de tomate, o sal e deixar no fogo até que este molho adquira consistência, reduzindo 1/3 de sua quantidade. Corrija o sal. Adicione então as postas de bacalhau e deixe cozinhar por mais cinco minutos.
Preaqueça o forno médio (180 ºC). Forre um refratário com metade das batatas, cubra com o bacalhau. Coloque então por cima de tudo as batatas restantes. Regue tudo com o azeite e leve ao forno pré-aquecido, até que as batatas estejam finalmente cozidas.
Separadamente, cozinhe os ovos e pique as azeitonas. Colocando-os sobre o refratário depois de pronto. Finalizamos com a salsinha e a cebolinha picadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.