Alguns dizem que sua origem remonta após a Segunda Grande Guerra, no restaurante "Da Alfredo", a primeira casa do grupo "Torlá". O nome viria da sobremesa energética "che ti tira su" (que te faz levantar) usada para revigorar boêmios, em especial nas noitadas dos bordéis ("case chiuse") da região. Todavia, o próprio restaurante não reivindica sua criação. Outra possibilidade é sua criação no restaurante Le Beccherie, em Treviso, no início da década de 70. Outros a consideram como originária da Toscana, baseada em uma receita criada para um banquete da nobreza de Florença.
Independente de sua origem, sua receita vem sofrido adaptações. Essa é a minha versão. Uma forma simples mas igualmente deliciosa...
INGREDIENTES :
- 15 biscoitos champagne ;
- 200 ml de café forte e fresco;
- 4 colheres(sopa) de açúcar de confeiteiro;
- 500g de queijo mascarpone;
- 01 colher (sopa) essência de baunilha ;
- 200 ml de suco de laranja;
- 50 ml de licor Limoncello;
- 150g de chocolate meio-amargo em raspas ou granulado;
- 300 g de morangos fatiados.
Em uma travessa coloque os biscoitos champagne lado a lado, cobrindo todo seu fundo e de preferência fazendo duas camadas. Adoce o café e derrame-o sobre os biscoitos. Reserve.
Em uma tigela adicione o mascarpone, o açúcar de confeiteiro e a essência de baunilha e bata até obter uma consistência cremosa e homogênea.
Volte na forma com os biscoitos e espalhe o suco de laranja e o Limoncello sobre os biscoitos. Coloque o creme que foi batido em cima dos biscoitos, acertando e cobrindo bem. A seguir coloque os pedaços de morango e polvilhe com o chocolate picado ou cortado grosso. Leve para a geladeira, no mínimo 3 horas.
Pode-se substituir o mascarpone pelo cream cheese e o Limoncello, pelo rum, licor ou até mesmo conhaque, ou até não acrescentar nenhum deles.
Simples de preparo mas de sabor ímpar!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.