INGREDIENTES (para 08 pessoas):
- 1,5 kg de costela de porco
- 01 kg de mandioca
- 02 cebolas grandes picadas grosseiramente
- 04 dentes de alho picados
- Erva doce a gosto
- Alecrim seco a gosto
- 400 ml de vinho tinto
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 02 colheres de sopa de geléia de hortelã
- 100 g de manteiga
- Azeite quanto baste
PREPARO:
Comece preparando a marinada. Tempere as costelas com sal e a pimenta do reino a gosto. Em um vasilhame coloque as cebolas, o alho, a erva doce, o alecrim e as costelas, misture tudo com um fio de azeite e por fim adicione o vinho. Tampe ou cubra e deixe marinar por cerca de duas horas.
Disponha, depois de marinar , as costelas em um tabuleiro e as pincele com a geléia. Não despreze o líquido da marinada. Coloque-o junto das costelas no tabuleiro e os leve ao forno alto pré-aquecido por cerca de 30 minutos, recoberto por papel alumínio inicialmente e depois por mais uma hora em forno médio e descoberto. Observe e retire assim que as costelas estejam cozidas e com sua superfície tostada
Enquanto isso, em uma panela com água fervente e salgada cozinhe as mandiocas. Assim que elas estiverem macias as retire, escorra e deixe que elas esfriem um pouco. Em uma frigideira pré-aquecida, coloque a manteiga e assim que esta derreta, frite a mandioca.
Sirva com um bom de azeite e um pouco mais das ervas caso você queira realçar o sabor delas.
Minha harmonização foi com um Merlot sul-africano, O Stone Road 2011... Para quem achava que só existia pinotage por lá...
Um vinho ainda jovem com aromas primários de frutas pretas e algumas especiarias. Aveludado, na boca ele é de textura macia e sedosa, de corpo médio e taninos redondos. Combinou bem!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.