![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiAAEwDVYW08_n746boI0x1ZLAawddhn02S-0JO6RYKMxnvdWRjF0sPaXJ778rTgahTEPlC7HMxAnF3sNfvTB_w-_geulwBFRXdk3SzUYXg2ho1jzuOGX49tAuvksxuRUY2rviuUaBUolQ/s320/blogger-image--1640418605.jpg)
Sua cor vermelha é devida a um pigmento chamado astaxantina. O salmão é basicamente um peixe branco. O pigmento vermelho é feito através das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar; o pigmento é armazenado no músculo do camarão ou na casca. Quando os camarões são comidos pelo salmão, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos. Como a dieta do salmão é muito variada, o salmão natural toma uma enorme variedade de cores, desde branco ou um cor-de-rosa suave a um vermelho vivo.
Embora a cultura do salmão tenha se espalhado pelo mundo inteiro, os japoneses são os seus maiores apreciadores, servindo-o cru na forma de sashimi, sushi, entre outras iguarias. Como ainda não aprendi a preparar como os japoneses, resolvi apresentar uma receita de salmão assado.
INGREDIENTES:
- 01 peça de filé de salmão;
- 01 cebola roxa grande picada;
- 02 dentes de alho picado;
- 01 talo de salsão picado;
- 01 talo de alho-poró picado;
- 01 maço de cebolinha;
- 01 maço de salsinha;
- Sal marinho (a gosto);
- Pimenta-do-reino (a gosto);
- Coentro em grão triturado (a gosto);
- Azeite quanto baste;
- Suco de meio limão;
PREPARO:
Retire as pontas das cebolinhas, corte-as em fatias de 1cm e coloque em uma assadeira, junto da cebola, o alho, o salsão e o alho-poró picados. Tempere usando sal marinho e a pimenta-do-reino, completando com azeite e o suco de meio limão.
Coloque o salmão na assadeira e esfregue os ingredientes nos dois lados do peixe para que o sabor penetre em sua carne. Finalize salpicando por sobre a carne o coentro triturado. O peixe deve estar com a pele virada para cima, sem nenhum ingrediente sobre ele. Leve ao forno durante cerca de 15 minutos, coberto por papel alumínio. Retire o papel e deixe assar por mais cerca de cinco minutos.
Servi com um bom fio de azeite e salsinha...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.