Falamos basicamente do intangível, aquilo que agrega valor mas não se mensura. E na cozinha o que agrega valor? Bons ingredientes? Boa formação culinária? Boa harmonização?
Para mim, o que aumenta o valor, e não preço, de um prato é o cuidado, a intenção de quem cozinha e para quem se cozinha. Admito que adoro cozinhar para minha família. E nesse momento em que minha mãe está momentaneamente afastada de suas atribuições dominicais culinárias, que ela não aceita delegar a ninguém, fui promovido de "sous chef" a "chef", na nossa organização familiar.
O resultado deste almoço de domingo o excepcional "Risoto M.P.C"...
INGREDIENTES (para seis a oito pessoas):
- 02 xícaras de chá de arroz jasmim tailandês
- 01 peça de panceta ou de lombo defumado de cerca de 800 g cortada em tiras
- 01 cebola grande picada
- 02 dentes de alho picados
- 01 talo de alho poró picado
- 100 g de manteiga
- 200 ml de creme de leite fresco
- 200 ml de vinho branco
- 1,5 l de caldo de legumes (em um vasilhame com água quente adicione um tablete de caldo de legumes e deixe-o dissolver)
- 200 g de champignons em conserva finamente fatiados
- Azeite quanto baste
- Sal, pimenta do reino, pimenta calabresa seca , ervas de Provence e salsinha a gosto
PREPARO:
Em uma panela pré-aquecida com um fio de azeite e metade da manteiga, refogue a cebola, o alho e o alho poró, até que eles fiquem translúcidos. Adicione a seguir o arroz e deixe que ele frite. Assim que ele mudar de cor, coloque o vinho e deixe que ele comece seu cozimento. Vá adicionando aos poucos o caldo de legumes e mexendo delicadamente, tempere com sal e pimenta do reino a gosto.
Um detalhe, já falamos sobre isso antes ... Os risotos são temperamentais... Precisam de cuidado e atenção... Fique próximo e vá adicionando o calde de legumes, até que se atinja o ponto de cozimento adequado, que deve ser al dente, um descuido de desatenção e...
Nesse momento em uma frigideira pré-aquecida, com um fio de azeite, frite a panceta e/ou o lombo defumado.
Assim que o risoto estiver cozido, adicione o creme de leite, os champignons fatiados e o restante da manteiga, misture tudo e desligue o fogo, deixando que o final do cozimento se dê apenas com o calor da panela.
Sirva logo a seguir com um bom fio de azeite e salpicado pela pimenta calabresa seca, um pouco de ervas de Provence e a salsinha para decorar, acompanhado de uma fatia da panceta ou do lombo defumado.
Para harmonização o escolhido foi o Viñedo de los Vientos Tannat 2010 que segundo o Sommelier Wine
(http://www.wine.com.br) é um "vinho é elaborado com Tannat (100%), que antes da fermentação alcoólica passa por maceração a frio, cerca de 6 °C, por cinco dias. A técnica permite a extração de aromas e sabores das uvas e aumenta a complexidade final da bebida. A fermentação se dá normalmente, por uma semana, em temperaturas controladas, em tanques de aço.
Coloração rubi escura. Aroma de fruta negra, notas de cacau e pimenta do reino. Em boca é intenso, maduro, com acidez viva que cobre os taninos jovens. Final de boca de fruta madura e notas de café torrado." Cuja descrição concordo em todas as medidas que no meu entender harmonizou sob exata medida com o prato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.