sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

CARRÉ SUÍNO MARINADO À MINHA MODA

Já disse, sou um cozinheiro de ocasião e oportunidades...

Em um "idílio supermercadológico" recente, onde me encontrava em busca de algumas ervas e temperos, deparei-me com uma bela peça, tanto no preço quanto na forma, de um carré suíno!!!

Segundo o site da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Súina, ABIPECS, (www.abipecs.org.br) o carré suíno "... é o corte obtido a partir das massas musculares aderidas às bases ósseas do lombo, com serragem transversal de aproximadamente 5 cm do comprimento das costelas das vértebras torácicas correspondentes. Entende-se por lombo o corte obtido da região lombar dos suínos (longissimus dorsi), ao passo que a denominação carré é destinada ao corte do lombo com osso, inteiro ou cortado em pedaços. Características: Trata-se da carne mais tenra e magra. Os cortes do lombo são apropriados para assados, bistecas, bifes, filés, costelinhas, cubos e tiras. Pode ser desossado ou com osso. Geralmente são cozidos por métodos de cozimento de calor seco..."

Pois bem, diante da peça e com as ervas que fui procurar em mãos, bastou inspiração... Segue o famoso Carré Suíno Marinado À Minha Moda... Bem, se ainda não é famoso, quem sabe um dia fique!!!

INGREDIENTES (para quatro pessoas):
  • 800 g de carré suíno cortados em quatro filés
  • 02 cebolas grandes grosseiramente cortadas
  • 06 dentes de alho descascados mas inteiros
  • Azeite quanto baste
  • 300 ml de vinho branco
  • 50 ml de licor limoncello
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Alecrim fresco a gosto
  • Ervas secas a gosto (utilizei um mix com alecrim, tomilho,manjericão e tomate seco)
PREPARO:

O carré começa a ser preparado na véspera. Tempere os filés com sal e pimenta do reino negra a gosto. Disponha em um vasilhame as cebolas cortadas grosseiramente, os dentes de alho e os ramos de alecrim fresco, a seguir coloque os carrés sobre eles, salpique as ervas secas, regue com uma boa quantidade de azeite e misture para que todos os sabores se agreguem. Complete o vasilhame com o limoncello e o vinho branco. Cubra com um filme plástico de PVC e deixe marinar no refrigerador por cerca de oito horas.

Retire a marinada da refrigeração e coloque o conteúdo em uma travessa que será levada ao forno pré-aquecido, inicialmente coberto por papel alumínio, por cerca de 30 a 40 minutos e depois por mais dez a vinte, sem o papel, para dourar.

Os carrés foram servidos desossados e fatiados, acompanhados por um arroz a piemontês, com os alhos assados, harmonizados por um dos melhores Chiantis que já tomei, o Santa Cristina 2010 da Família Antinori, que conheci através do livro " O  Perfume do Chianti" de Piero Antinori, que em breve será motivo de um post.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.