domingo, 6 de janeiro de 2013

PIZZE SORPRESE

Pizza...

Eu não sei quanto a vocês, mas a pizza na minha casa é quase uma instituição...  Creio ser assim também na maioria dos lares. Em casa ou em pizzarias, dificilmente passamos mais de duas semanas sem saborear uma ...

Historicamente um patrimônio italiano a pizza pode ter começado com os egípicios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Alguns historiadores dizem ter sido os gregos os pioneiros na mistura de farinha de trigo, arroz ou grão de bico e as assavam em tijolos quentes. Fato é que, independente do local de seu início, a tradição chegou à Itália e ganhou o mundo.

No início de sua existência, somente as ervas regionais e o azeite de oliva eram os ingredientes típicos da pizza. Com o tempo o tomate e as demais coberturas foram sendo incorporados. Também em seus primórdios,a pizza ainda não tinha a sua forma característica, redonda, mas sim dobrada ao meio, feito um calzone.

A pizza disseminou-se pelo Brasil a partir da colonização italiana no estado de São Paulo. Aos poucos, as pizzas foram ganhando coberturas cada vez mais diversificadas, diferentemente da tradição italiana, mas chega de história...

Vamos às "Pizze Sorprese" !!!  Porque surpresa??? O recheio depende da sua imaginação...

INGREDIENTES (para a massa):

  • 03 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 01 tablete de 15 g de fermento fresco
  • Sal a gosto
  • Azeite quanto baste
  • Água morna quanto baste (comece com 1/2 xícara de chá)
  • 01 pitada de açúcar

PREPARO:

Misture o açúcar com o fermento e o sal, até o fermento desmanchar, reserve. Sobre uma superfície limpa e seca coloque a farinha e faça um buraco no centro do monte. Adicione então no centro fermento, o sal e o açúcar. A seguir vá adicionando a água morna e o azeite. Comece a misturar e sovar com as próprias mãos.
Misture até soltar totalmente de sua mão. Faça uma bola da massa e deixe descansar por 30 minutos. Caso você não queira usar toda a massa, nesse ponto ela pode ser congelada.

Separe a massa em pequenas porções e abra os discos. Tenho uma assadeira redonda onde dou a massa seus contornos, caso você não tenha, isto não é um problema. Faça pizzas "de personalidade", com tamanhos e formas diversas. Leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de cinco a dez minutos para iniciar o cozimento da massa.


A partir de agora, entra sua imaginação... Passe sobre os discos uma fina camada de molho de tomate e polvilhe com uma boa mussarela. As demais camadas??? Imagine e tente os sabores que você quiser.

Após montados, leve novamente ao forno médio por cerca de cinco a dez minutos. Regada com um bom azeite extra-virgem, a pizza pode ser harmonizada com vinhos ou cervejas, dependendo de seu recheio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.