terça-feira, 30 de outubro de 2012

CONFIDÊNCIAS E INCONFIDÊNCIAS

As melhores experiências gastronômicas podem vir dos lugares mais inesperados. O que não é o caso deste relato...

A cidade de Tiradentes em Minas Gerais, meu estado, tem se sustentado como pólo turístico histórico e gastronômico. Suas antigas denominações foram "Arraial Velho de Santo Antônio", e "Vila de São José do Rio das Mortes" e cidade de São José Del-Rei, o nome atual da cidade é em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier que liderou o grupo da Inconfidência Mineira, que  foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Criado na cidade, ele aprendeu lá seu ofício. O grupo era formado por representantes da elite mineira e sua ideia básica era conquistar a liberdade definitiva da colônia e implantar o sistema de governo republicano em nosso país

Margeada pela deslumbrante Serra de São José, ela é caracterizada como uma  cidade-monumento pela riqueza de seu  acervo arquitetônico e paisagístico possui um conjunto colonial português que é muito homogêneo e encantador ao turista. Encontra-se em Tiradentes um dos mais belos acervos barrocos do país e as lembranças da época da Inconfidência Mineira, riquezas que a tornaram um Patrimônio Histórico Nacional. Rica em artesanato possui infra-estrutura turística mas sem perder o charme de uma cidade pequena e de tradições. Dentro desta infra-estrutura turística possui pousadas coloniais e restaurantes diversificados que fizeram que a cidade fosse escolhida para a realização de eventos como a Mostra de Cinema e o Festival de Gastronomia e Cultura, de abrangência nacional e com presença de convidados internacionais.

Um passeio imperdível para o visitante é o de Maria Fumaça,  um trem secular que liga Tiradentes a São João Del Rei. 


Seria leviano de minha parte indicar ou sugerir alguma acomodação ou bar e/ou restaurante. Não por motivos financeiros, mas devido à grande diversidade de opções. Sugiro que a cada visita experimentem locais diferentes para deleite destes pequenos prazeres. Alta e baixa gastronomia, comida mineira regional e internacional, harmonizações das mais diversas. 

 Para ajuda,  sugiro alguns sites para início do tour, mas nada melhor que a experimentação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.