terça-feira, 30 de outubro de 2012

FUSILLI AUX CREVETTES ET TROIS POIVRONS

Esta é novamente uma releitura de um clássico. A combinação da massa com frutos do mar, não é uma novidade e nem é uma exclusividade da cozinha de uma determinada região ou país.

Bastou estar localizado em uma região litorânea ou com acesso a estes produtos e VOILÁ!!! e claro os moradores usavam em suas receitas o que pescavam no dia, logo o menu era sempre dependente do resultado do trabalho. O que os obrigavam a constantemente improvisarem. Essa receita também nasceu assim. Mas não achem que foi porque eu estava pescando. Aliás, só de pensar em estar em uma embarcação em alto mar, já tenho certas restrições. Sou muito corajoso em terra firme e a única coisa que já pesquei até foi uma sereia, com quem acabei casando e me deu duas outras lindas pequenas sereias.
 Voltemos às receitas e deixemos de lado estes delírios Namorescos. Usei camarão porque, ao chegar ao super mercado, assim que o responsável pela peixaria me viu,sabedor das minhas idas regulares das terças-feiras, fez um sinal e disse:
"- Doutor, acabaram de chegaram uns camarões muito bons e eu guardei uma quantidade para o senhor!"

Uma pequena dica: estas amizades são providenciais. Sugiro a todos que mantenham boas relações com açougueiros, peixeiros, verdureiros, queijeiros, em suma, seus fornecedores que, mediante um pequeno agrado, mesmo porque a relação é de duas vias, sempre lhe oferecerão produtos frescos, algumas vezes limpos e cortados, reservados exclusivamente para você...

Com vocês o meu Fusilli aux Crevettes et Trois Poivrons, que é meu camarão picante!!!

INGREDIENTES (para seis pessoas):
  • 01 pacote de 500 g de fusilli grano duro
  • 500 g de camarão rosa graúdo descascado e limpo
  • 1/2 lata de tomate pelado
  • Azeite quanto baste
  • Sal a gosto
  • 100 g de manteiga
  • sumo de 1/2 limão siciliano
  • Pimentas rosa, do reino negra e branco a gosto moídas na hora
  • Endro ressecado a gosto
  • 05 folhas de sálvia
  • Parmesão ralado a gosto
PREPARO:
Em uma panela com água pré-aquecida e salgada, cozinhe a massa até que ela fique al dente. Reserve. Separe também um pouco do cozimento, mais ou menos uma xícara de chá.

Em uma panela aquecida com um fio de azeite e metade da manteiga, frite os camarões, temperando-os com uma pitada de sal e com as pimentas moídas na hora. Não coloque muito sal porque o macarrão já foi cozido em água salgada. E a pimenta? Depende da sua coragem, digo do seu paladar  e dos seus convidados. Eu não economizei.

Assim que o camarão mudar de cor, adicione o tomate pelado, o sumo do limão siciliano, uma pitada do endro e as folhas de sálvia, deixando que eles refogue um pouco. A sálvia e o endro suavizaram a ardência da pimenta e darão um toque especial ao camarão. Experimente, se estiver muito ácido aquela pitada de açúcar pode ser providencial.

A seguir adicione a massa, salteando no molho e, caso ele esteja muito espesso, dilua um pouco com a água do cozimento reservada. Assim que a massa absorva os sabores, finalize com o restante da manteiga, para que o prato fique cremoso e brilhante.

Sirva com azeite e com o parmesão ralado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.