quinta-feira, 18 de outubro de 2012

IL BUCATINI INVENTATO

De onde vem a inspiração? Não sei como nos grandes chefs o processo de criação de um prato se processa. Homem da ciência que sou, acho que toda criação envolve experimentação, processos, experiências anteriores... Para os artistas não sei... Como acho que os chefs são grandes artistas, sinceramente não sei de onde lhe surgem as idéias que se transformam em prazeres palatáveis...

Não sei se a receita a seguir já foi criada, claro que já deve ter sida, mas eu nunca vi esta versão, cuja inspiração ou processo de criação eu reivindico... Mas como ciúmes e exclusividade só exijo da esposa e , por enquanto, das filhas, segue minha receita: Il Bucatini Inventato!!!

A combinação entre queijo brie e geléia de damasco sempre me agradou... Minha idéia foi criar um molho com estes ingredientes, substituindo a geléia pelo damasco seco para diminuir o sabor adocicado final (quem sabe uma variação com a geléia? Experimentem e me mandem seus comentários...). Utilizei o bucatini, que é uma massa cilíndrica e fenestrada, e muito utilizada para molhos mais espessos.

Em tempo, o fiel da minha balança é minha petit sous-chef... Minha filha mais velha, que já divide comigo o prazer pela cozinha, experimentou o molho e disse: 

" - Papai, acho que até o Claude vai gostar!!!",  em uma menção ao fabuloso Chef Claude Troisgros e seu programa "Que Marravilha" do GNT (gnt.globo.com/quemarravilha/), que não perdemos um episódio...  
INGREDIENTES (para quatro pessoas):
  • 400 g de bucatini grano duro, número nove
  • 150 g de damascos secos
  • 200 g de queijo do tipo brie
  • 300 ml de creme de leite fresco
  • Azeite quanto baste
  • 01 dente de alho picado
  • 01 cebola picada
  • 1/2 maço pequeno de cebolinha picada
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Manjericão fresco a gosto

PREPARO:

No processador ou liquidificador, coloque o damasco e o queijo picados, com a cebolinha também picada, uma boa quantidade de azeite, metade do creme de leite e sal e pimenta do reino a gosto. Processe. Observe que formará um creme com resíduos e caso ele esteja muito espesso, vá adicionando azeite. Reserve.

Em uma panela com água fervente e salgada, adicione o macarrão e deixe que ele cozinhe. Normalmente levará de oito a dez minutos.Enquanto o macarrão cozinha, em uma panela aquecida e com um fio de azeite, refogue a cebola e o alho finamente picados e acrescente a seguir o creme resultante do processamento. Adicione o restante do creme de leite e mexa para que os sabores se agreguem. Deixa levantar fervura por cerca de três a cinco minutos.

Retire a massa direto do cozimento e adicione ao molho, salteie para que  a massa absorva bem todo o molho. Sirva ainda quente, com um bom fio de azeite. Finalizei o prato com fatias de damasco e brie, além de folhas de manjericão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.