segunda-feira, 8 de outubro de 2012

RISOTO M.P.C

 " O que conta é o que não se conta"... Esta semana na aula da pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas, matéria de Marketing, saí com algumas boas idéias, algumas gastronômicas, é claro...

Falamos basicamente do intangível, aquilo que agrega valor mas não se mensura. E na cozinha o que agrega valor? Bons ingredientes? Boa formação culinária? Boa harmonização?

Para mim, o que aumenta o valor, e não preço, de um prato é o cuidado, a intenção de quem cozinha e para quem se cozinha. Admito que adoro cozinhar para minha família. E nesse momento em que minha mãe está momentaneamente afastada de suas atribuições dominicais culinárias, que ela não aceita delegar a ninguém, fui promovido de "sous chef" a "chef", na nossa organização familiar.

O resultado deste almoço de domingo o excepcional  "Risoto M.P.C"...

INGREDIENTES (para seis a oito pessoas):

  • 02 xícaras de chá de arroz jasmim tailandês 
  • 01 peça de panceta ou de lombo defumado de cerca de 800 g cortada em tiras 
  • 01 cebola grande picada
  • 02 dentes de alho picados
  • 01 talo de alho poró picado
  • 100 g de manteiga
  • 200 ml de creme de leite fresco
  • 200  ml de vinho branco
  • 1,5 l de caldo de legumes (em um vasilhame com água quente adicione um tablete de caldo de legumes e deixe-o dissolver)
  • 200 g de champignons em conserva finamente fatiados
  • Azeite quanto baste
  • Sal, pimenta do reino, pimenta calabresa seca , ervas de Provence e salsinha a gosto

 PREPARO:

Em uma panela pré-aquecida com um fio de azeite e metade da manteiga, refogue a cebola, o alho e o alho poró, até que eles fiquem translúcidos. Adicione a seguir o arroz e deixe que ele frite. Assim que ele mudar de cor, coloque o vinho e deixe que ele comece seu cozimento. Vá adicionando aos poucos o caldo de legumes e mexendo delicadamente, tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

Um detalhe, já falamos sobre isso antes ... Os risotos são temperamentais... Precisam de cuidado e atenção... Fique próximo e vá adicionando o calde de legumes, até que se atinja o ponto de cozimento adequado, que deve ser al dente, um descuido de desatenção e...

Nesse momento em uma frigideira pré-aquecida, com um fio de azeite, frite a panceta e/ou o lombo defumado.

Assim que o risoto estiver cozido, adicione o creme de leite, os champignons fatiados e o restante da manteiga, misture tudo e desligue o fogo, deixando que o final do cozimento se dê apenas com o calor da panela.

Sirva logo a seguir com um bom fio de azeite e salpicado pela pimenta calabresa seca, um pouco de ervas de Provence e a salsinha para decorar, acompanhado de uma fatia da panceta ou do lombo defumado.




















Para harmonização o escolhido foi o Viñedo de los Vientos Tannat 2010 que segundo o  Sommelier Wine
(http://www.wine.com.br) é um "vinho é elaborado com Tannat (100%), que antes da fermentação alcoólica passa por maceração a frio, cerca de 6 °C, por cinco dias. A técnica permite a extração de aromas e sabores das uvas e aumenta a complexidade final da bebida. A fermentação se dá normalmente, por uma semana, em temperaturas controladas, em tanques de aço.

Coloração rubi escura. Aroma de fruta negra, notas de cacau e pimenta do reino. Em boca é intenso, maduro, com acidez viva que cobre os taninos jovens. Final de boca de fruta madura e notas de café torrado." 
Cuja descrição concordo em todas as medidas que no meu entender harmonizou sob exata medida com o prato.
E o nome? M.P.C? Muitas Pequenas Coisas... Outra pequena idéia da aula de marketing, mas de grande prazer final....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.