quinta-feira, 4 de outubro de 2012

LOMBO AO ALECRIM

Minha mãe, a melhor cozinheira que conheço, tem umas receitas que eu nunca consegui, nem de perto, copiar. 

Sem deixar a desejar a nenhum chef estrelado, sempre me chamou a atenção a velocidade em que minha mãe cozinhava, fazendo uma variedade enorme de pratos para os almoços dominicais. Afastada temporariamente desses afazeres, devido à um problema de saúde, tentei repetir uma receita dela, com algumas pequenas adaptações... Uma pequena homenagem... 

Lombo assado ao alecrim!!!
INGREDIENTES:
  • 01 peça de lombo de porco com cerca de 01 kg
  • 02 cebolas grandes raladas
  • 04 dentes de alho amassados
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Azeite quanto baste
  • Óleo de girassol quanto baste
  • 01 punhado de alecrim seco
  • 02 folhas de louro
  • Alecrim fresco a gosto

PREPARO:

O preparo deve começar na véspera. Minha mãe, mentora do prato, usa para temperar, um tempero caseiro a base de alho, cebola, sal e pimenta que eu não ainda não estou autorizado a divulgar. Em tempo, nem eu sei como ela prepara... Mas tudo bem, tempere a peça, com sal, pimenta do reino, a cebola, o alho e o alecrim seco, espalhando bem por sobre toda sua superfície do lombo os temperos. Regue com azeite e deixe que os temperos penetrem por cerca de oito horas, deixando a peça na geladeira em um vasilhame coberto.

No dia seguinte, aqueça uma panela com uma quantidade suficiente de óleo de girassol para cobrir todo o seu fundo. Retire a peça de lombo da marinada e coloque na panela com o óleo aquecido, adicionando as duas folhas de louro e três ramos inteiros de alecrim fresco. Agora você precisa de atenção. Vá virando a peça à medida em que ela for dourando. Deixe cozinhar lentamente em fogo médio, jogando sempre um pouco de água quente sobre ela para que seu cozimento seja uniforme. Outra dica...  minha mãe esquenta água para o cozimento adicionando um tablete de caldo de legumes.

Deixe esfriar para partir. Sirva acompanhado de arroz branco e feijão tropeiro, que é a combinação dominical da minha mãe... 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Decifra-me ou devoro-te!" - A Esfinge em Édipo-Rei de Sófocles.